12 estratégias para multiplicar as suas reservas diretas em 2020

  • 07 de janeiro de 2020
  • Danilo Carvalho

Eu aposto que uma das metas de 2020 do seu hotel, pousada ou resort é aumentar suas reservas diretas, elas representam maior lucratividade e todo empreendimento hoteleiro está em busca disso, chega de pagar comissões exorbitantes para OTAs!

Como especialistas de marketing hoteleiro, administrando estratégias de vendas diretas de dezenas de hotéis, pousadas e resorts podemos afirmar quais são as principais estratégias de resultados que transformarão seu posicionamento digital em 2020 gerando mais reservas diretas.

1. Mobile First

Dê olho no smartphone! Isso já virou um hábito ficamos horas, vidrados na telinha do celular, mas quando falamos de ações estratégicas as quais abordamos em nosso site, como base, usamos como padrão inicial o computador e depois adaptamos para celular. Mobile First é um conceito o qual vem desconstruir a atitude de olhar primeiro o website no computador e depois adaptar para smartphone, percebe-se atualmente que, existe mais acessos a sites de empreendimentos hoteleiros através de celulares do que computadores e tablets.

2. Promoções

Tenha um calendário de promoções exclusivo em seus website. Uma página dedicada para promoções de 2020, de maneira que, as promoções podem ser organizadas por feriados e eventos comemorativos como Carnaval, Páscoa, Dias das Mães e muitos outros. Outras promoções as quais podem ser explorados são aquelas que não tem período específico como lua de mel, early check-in, criança grátisterceira idade, aniversariante, mês das crianças e etc. Seja criativo, poucos hotéis exploram promoções de forma agressiva. Todo tipo de promoção que chame a atenção do seu público a qual, podem gerar reservas, mesmo que poucas, é bem-vindo. Poucas reservas de algumas promoções, ao final de um ano e na principalmente na baixa temporada fazem toda a diferença.

3. Whatsapp

O Cliente quer resposta rápida, e no mundo em que vivemos, deixar de oferecer a informação correta o mais rápido possível pode gerar uma reserva do hotel concorrente. Utilizar formulários de contato em seu site e envio de emails de cliente são uma ótima maneira de registrar orçamentos e organizar os processos com sua equipe de reservas, contudo, temos observado o número de solicitações de orçamento através de formulários e emails despencar, aqui vai nossa dica, não perca venda, utilize o WhatsApp, e abuse dos links que direcionam o usuário para uma conversa com seu atendimento direto.

Quem não gosta de desconto? Está é uma estratégia poderosa: oferecer um desconto através de um cupom promocional. Suponha que sua tarifa nas OTAs é de R$ 100 a diária, preço de venda, contudo, direto no hotel, através do site, você consegue oferecer um desconto de 5%, pois, não paga comissão e ainda tem maior lucratividade se a reserva for concluída no seu site ao invés das OTAs, desta forma ofereça esse desconto através de um cupom utilizando as estratégias de inbound marketing: deixe seu email e receba seu cupom promocional.

5. Automação de Marketing

No inbound marketing temos o objetivo de capturar contatos qualificados oferecendo algo de valor em troca, tal que, a estratégia de cupom de desconto será nossa isca digital em troca do email. Só quem se cadastrar e deixar o email recebe o desconto, desta forma iniciará nossa automação de mensagens persuasivas através dos emails, no entanto, quais são seus pontos positivos? É a hora de convencer seu futuro hóspede que você é a melhor opção de hospedagem desta forma, utilize e-mail com fotos, avaliações positivas, gatilhos mentais e não perca uma reserva.

6. Google Ads

A forma mais eficaz de trazer público qualificado para seu site é através de tráfego pago, temos o Google Ads, o qual é umas das principais estratégias de tráfego pago, muito utilizado pelas OTAs, devido o seu ROI (Retorno sobre o investimento) positivo, todavia Infelizmente poucos hotéis estão utilizando essa estratégia, e a maioria que já utiliza ainda é tímido em seus investimentos. Se as OTAs faturam milhões de dólares todos os anos com Google Ads, porquê seu hotel ainda não utiliza essa ferramenta?

7. Avaliações Positivas

O ato de concluir uma reserva em um hotel, pousada ou resort não é algo a qual se faz por impulso, ou através de um decisão rápida. A internet tem colaborado com a pesquisa produtos e serviços, e a hotelaria não fica de fora, o Google Meu Negócio e o Tripadvisor são os principais sites de recomendações de hotéis, estar bem posicionado faz toda a diferença. Identifique os hóspedes os quais tiveram excelentes experiências e os incentive para realizar uma avaliação desta maneira, uma das formas as quais usamos para nos comunicar, são solicitações de novas avaliações positivas, através do email marketing.

8. Conteúdo de Qualidade

Essa é uma dica de ouro, simples, contudo, de alto impacto na geração de reservas diretas, tenha conteúdo de qualidade, com fotos, excelentes fotos! Esse é o primeiro passo para convencer seu hóspede, ele precisa ver e se imaginar lá, de maneira que hoje as redes sociais como Instagram, fazem parte do nosso dia-a-dia, você precisa de fotos de qualidade para seu site, canais de vendas e redes sociais, desta forma, contrate um fotógrafo profissional o qual tenha um portfólio e vivência com arquitetura, esse pode ser seu maior investimento para divulgação do seu empreendimento hoteleiro.

9. SEO

SEO é o nome dado para ações as quais tem objetivo ranquear seu site nas primeiras posições do Google sem pagar por anúncios com Google Adwords, são mais de 200 fatores de ranqueamento para seu site alcançar o topo das buscas, à vista disso, invista em uma revisão de SEO no seu site e nos conteúdos do seu blog, já otimizado para o Google, sendo assim, uma dica é analisar como está o título e subtítulo do seu site, seja persuasivo para que o usuário clique e visite seu conteúdo.

10. Influenciadores

Podemos dizer que 2019 foi o ano dos micro-influenciadores, pessoas comuns as quais se tornaram influentes na vida de muitas outras pessoas, podendo influenciar o destino de suas próximas férias, assim como o hotel. Acredito que muitos pedidos de parceria surgiram com propósito de permuta: trocar hospedagem por publicidade, de maneira que se o perfil for qualificado, vale a pena divulgar seu empreendimento hoteleiro em troca de hospedagem. O ideal é ter algumas diárias disponíveis em seu planejamento de marketing para parcerias com influenciadores digitais.

11. Ebooks

Se você trabalha com Marketing de conteúdo e já gera conteúdo sobre a região ou artigos de interesse para seu público, uma das estratégias de impacto é produzir um ebook, esse conteúdo pode ser uma compilação das principais informações do seu blog ou algo exclusivo dando dicas sobre o destino, de forma que, os ebooks irão funcionar como isca digital, assim como usamos o cupom de desconto citado a cima.

12. Funil de Venda

Todo processo de vendas possui um funil de venda: topo, meio e fundo de funil, sabendo disso você deve ter estratégias para os 3 tipos de usuários, sempre com foco dele estar mais próximo ao objetivo principal, a reserva direta, usuários do topo do funil são aqueles que entraram no seu site, não por informações do hotel, mas talvez por um artigo do destino que está bem posicionado no Google, já o meio do funil encontram-se os usuários os quais já conhecem o hotel, e querem mais informações, no entanto, o fundo do funil são usuários os quais chegaram a solicitar uma reserva ou fazer uma pesquisa no motor de reserva.

2020 será um ano de grandes conquistas com boas expectativas para a economia, pensando assim a grande sacada para aproveitar a oportunidade de crescimento econômico, é vender muito, mas vender bem, sem pagar comissões exorbitantes para as OTAs, sendo assim invista em marketing digital, pois, é o melhor e mais rápido caminho para uma lucratividade saudável. Boas vendas!

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