Turbine as reservas do seu Hotel ou Pousada com 12 ferramentas do Google

Nós gostamos de venda direta! E o porquê você já $abe!

É impossível ser agressivo no Marketing Digital com foco em reservas diretas menosprezando todo poder do gigante da internet: O Google.

Facilitando nossa vida e abrindo a possibilidade de explorar várias estratégias na aquisição de novas reservas, o Google oferece algumas ferramentas indispensáveis para trabalharmos. Sim, algumas ferramentas são indispensáveis, e se você não as utiliza com excelência, infelizmente está deixando muitas reservas para seus concorrentes ou pagando grandes comissões às OTAs.

Todo sucesso que as OTAs possuem vem do fato de que elas dominam as estratégias e ferramentas do marketing digital, ferramentas essas disponíveis para hotéis de pequeno e médio porte e, muitas vezes, de forma gratuita como praticamente todas as ferramentas apresentadas neste artigo.

Além de listar as 12 ferramentas do Google que o seu hotel ou pousada deveria estar utilizando, vamos destacar quais são as ferramentas essenciais para ações de marketing digital para hotéis.

1. Google Analytics [Essencial]

Essa é a minha predileta. O que seria do Marketing Digital sem ela? O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que fornece dados incríveis de tudo o que acontece no seu site. Através do Google Analytics conseguimos mensurar praticamente tudo o que o cliente faz em seu site, além de obter informações como números de visitas, região, dispositivo de acesso (celular, tablet, computador), tempo de permanência dentro do site, páginas mais acessadas entre outras. Que tal saber de onde vem suas reservas? Na Reprotel utilizamos de forma avançada o Google Analytics e o relatório que mais gostamos é este:

2. Google Meu Negócio [Essencial]

O Google Meu Negócio é a ferramenta de validação de empresas no Google. Quando você digita o nome do seu hotel ou pousada na busca do Google, no canto superior direito é exibido informações do seu hotel que ficam em destaque. Não utilizar todo potencial do Google Meu Negócio é deixar de faturar. Informações como telefone, link para o site (se configurado corretamente, o Google Analytics mostra qual foi o acesso através do Google Meu Negócio), mapa e outros são essenciais nessa ferramenta.  Perceba que as OTAs pagam anúncios no Google Ads para sua palavra-chave e você tem a possibilidade de utilizar o Google Meu Negócio de forma gratuita gerando tráfego qualificado para o seu site.  

Google Meu Negócio Hotel

3. Google Ads [Essencial]

O Google está entre as maiores empresas do mundo, tendo grande parte do seu faturamento vindo de anúncios. O Google Ads é a plataforma oficial de anúncios no sistema CPC (Custo por clique) do Google. Os anúncios são vinculados a uma palavra-chave, e cada palavra-chave possui um valor variável dependendo do número de pesquisa e concorrência. Por exemplo: se você digitar “hotel em maceió”, facilmente poderá aparecer nas primeiras posições e só será cobrado se o usuário clicar em seu anúncio. Mas não pense que é simples. Existem inúmeras otimizações para que seus anúncios tenham grandes resultadas, uma delas é mensurar o retorno do seu investimento. Se o seu hotel investir R$ 500, quanto de reserva direta você conseguiu? Esse dado faz toda a diferença no Google Ads para hotéis. 

O Google Keyword Planner já foi uma ferramenta gratuita, hoje é vinculada ao Google Ads, acessível somente para contas que possuem crédito para investimento em anúncios. Através do Google Keyword Planner você poderá identificar as palavras-chaves ideais para investimento em anúncios no Google. O Google Keyword Planner pode ter outras finalidades como pesquisa de conteúdo e posicionamento do site para SEO. Resumindo, essa ferramenta irá informar o número de pesquisa de cada palavra-chave, o valor do clique e se é uma palavra muito concorrida.

Pesquisa de Palavra Chave hotel

5. Google Trends

E se você soubesse em qual período as pessoas mais pesquisam uma palavra-chave específica e importante para o seu hotel? O Google Trends reúne dados de todas as pesquisas realizadas no Google e nos dá a possibilidade de comparação entre palavras. Será que o concorrente possui mais pesquisa que você? Qual período antecedendo a alta temporada as pessoas começam a pesquisar pelo meu hotel ou destino? O Google Trends traz todas essas informações. Portanto, é uma ferramenta muito interessante na pesquisa de mercado. 

6. Google Tag Manager

Com o Google Tag Manager, ferramenta gratuita do Google, você consegue de uma maneira rápida e fácil controlar todos os scripts de terceiros em seu site. Imagine instalar um bot ou uma ferramenta de automação de e-mails no site do seu hotel, considerando que o seu site possui 500 páginas. Daria um trabalhão, não é? Pode calcular bastante tempo e dinheiro gasto em uma tarefa simples, que provavelmente deixará algum estagiário muito feliz.  Com o Google Tag Manager Instalado em seu site, você conseguirá em minutos instalar esses scripts em todas as páginas. Esse é um exemplo básico do que o Google Tag Manager pode fazer pelo seu hotel. 

7. Google Search Console [Essencial]

O maior canal de tráfego do site do seu hotel é o Google, além de ser o que mais gera venda (e isso é o que importa). Como já dissemos, ao menosprezar esse gigante você deixará de ganhar muito dinheiro. Vamos imaginar que você tem um hotel em Maragogi. Se alguém faz uma pesquisa no Google por “Hotel em Maragogi” e você está nas primeiras posições sem pagar anúncios, quantas visitas você não teria em seu site por dia? Imagine o aumento em suas vendas diretas? Pois é, o próprio Google pode te ajudar a chegar lá com o Google Search Console. O Search Console traz dados importantes de melhorias e mensuração de visitas vindas das pesquisas orgânicas do Google. Essa é mais uma ferramenta gratuita e será que seu hotel já tem acesso? 

search console

8. Google Optimize

O achismo não tem vez quando se fala de Marketing Digital. O sucesso para estratégias perfeitas envolve muitos erros, é preciso testar! Muito erros são válidos quando acontecem num curto período para que os acertos prevaleçam gerando muitas reservas diretas para seu hotel e pousada. O segredo é: Teste sempre! O Google Optimize é uma ferramenta gratuita do Google com foco em teste A / B. Um teste A / B tem como objetivo testar 2 possibilidades e tirar a conclusão de qual é a melhor. Um botão escrito “Reserve Agora” ou “Faça sua Reserva”? Faça um teste A / B, saia do achismo e saiba qual é o melhor para suas reservas e resultados desejados. 

Google Optimize

9. Google PageSpeed Insights

Velocidade é um dos fatores de posicionamento do Google. Se o seu site demora para carregar, suas vendas serão impactadas negativamente. O Google PageSpeed Insight é uma ferramenta gratuita do Google que aponta melhorias para seu site com o objetivo de aumentar sua performance. 

10. Google Alerts

Como monitorar esse gigantesco oceano de informações que é a internet? O Google Alerts pode te ajudar. Com o Google Alerts você recebe alertas de conteúdo criado e indexado pelo Google que possua uma determinada palavra-chave. Exemplo: Praia dos Carneiros. Todo conteúdo que surgir no Google com essa palavra, ele enviará um alerta em seu e-mail. Uma excelente dica é inserir o nome do seu hotel ou pousada no Google Alerts, e toda vez que um blogueiro ou uma matéria surgir sobre seu hotel, você receberá um alerta. Você também pode usar a ferramenta para espionar seu concorrente. 

11. Google Suggest

Não tem como usar o Google e não ter contato com o Google Suggest. Sabe quando parece que o Google lê seus pensamentos e termina a sua frase de pesquisa? Essa função é chamada Google Suggest. Conforme você digita uma palavra ele te sugere algumas opções para completar sua frase considerando o seu gigantesco histórico de pesquisa. Isso é bem legal para saber o que as pessoas pesquisam sobre seu hotel e destino. Faça um teste. Digite o “nome do seu Hotel + a”, “nome do seu hotel + b” e veja algumas das buscas sugeridas. 

12. Tag Assistent by Google

Duas das ferramentas essenciais para trabalhar com marketing digital para hotéis são o Google Tag Manager e Google Analytics. Sério, não dá para gerar resultados sem ferramentas como essas. E como saber se o seu site ou o do concorrente as utilizam? Utilize o Tag Assistent do Google, uma extensão gratuita do Google Chrome. De forma simples ele nos mostra se você está usando o Tag Manager e o Google Analytics e se a instalação está correta.

Agora que você já conhece as 12 ferramentas do Google para Marketing Digital, que tal se arriscar em alguma? Tenho certeza que muitos insights surgirão e suas estratégias de marketing serão turbinadas.

Comece pelas ferramentas essenciais, de preferência o Google Analytics e, se tiver alguma dúvida, não deixe de nos procurar. Somos especialistas em Marketing Digital para Hotéis.