7 estratégias das grandes redes hoteleiras a fim de aumentar as reservas diretas.

27 de janeiro de 2020 |
Danilo Carvalho

Estratégia 1: técnicas em redes sociais, aqui trabalharemos estratégias e objetivos.

Empresas de diversos ramos têm investido nas Mídias Sociais para divulgar seu negócio, no entanto, se não existir uma boa estratégia, tais plataformas não darão o resultado esperado, à vista disso entendemos que disparar postagens para todos os lados sem um planejamento e estudo, não fará com que seu hotel garanta mais reservas ou se destaque no mercado. Como já dito, é preciso ter planejamento.

Em primeiro lugar, é necessário definir quais são as redes sociais as quais estarão um perfil do seu negócio, não há dúvida que o foco atual está totalmente voltado para Facebook e Instagram, contudo, ambas possuem estratégias distintas.

Reflita brevemente em algumas questões:
Quem é o seu público alvo e em qual rede social ele se encontra?
(Hotéis com estrutura forte em eventos, estão investindo no Linkedin, de forma que, vale a pena investir e mensurar os resultados!)

Qual tipo de conteúdo atrai a sua audiência?

Onde se encontra seu concorrente e como ele atua na internet?
Depois de apurar todas essas informações relevantes na sua estratégia de conteúdo para redes sociais, o próximo passo é traçar um objetivo, ademais, saber onde você quer chegar com o seu Hotel dentro dessas “redes” é essencial para a obtenção dos resultados, desta maneira quando você possuir a meta fará um excelente plano de estratégia, quer atrair mais reservas através das suas redes sociais? Acreditamos que a resposta seja sim! Então trabalhe na sua rede social para isso, também defina sua estratégia de conteúdo.

#Mais dicas:

Crie uma personalidade no seu perfil:
Estabeleça um tom de linguagem;
obtenha uma identidade visual;
Defina as datas mais importantes para as publicações, utilizando um calendário.

#Atendimento 24h, é possível?

Estar sempre atento e disponível para um atendimento via Facebook Messenger ou Direct do Instagram não é uma tarefa fácil, no entanto, o ideal é sempre responder os seus seguidores com agilidade, sabendo disso, com o objetivo de tornar essa missão mais tranquila, atualmente já existem ferramentas de atendimento automático, são os famosos ChatBot, dessa forma, sem dúvida alguma, vale a pena um teste para mensuração dos resultados que você poderá obter. O mais legal de tudo é que com essa ferramenta seu hotel terá um atendimento personalizado 24 horas, trabalhando a fim de tirar dúvidas, oferecendo informações gerais, preços e formas de pagamento para os usuários tanto do seu Facebook, Instagram, website e whats-app.

#Hashtag com moderação:

Você utiliza hashtag? Saiba que ela é um item indispensável para qualquer planejamento de marketing nas redes sociais, podendo gerar desenvolvimento e visibilidade das suas postagens, sabendo disso, estude sobre as hashtags do seu segmento e utilize-as sem exageros, de maneira que, não perca engajamento nos meios de divulgação de informação.

Estratégia 2 – Remarketing em Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.

Remarketing significa “divulgar novamente”, sendo então uma ferramenta de publicidade personalizada e dirigida, de forma que, o anúncio online é publicado onde o seu cliente está, com base nas ações as quais ele teve na internet e em seu próprio site, deste modo, o objetivo dessa ferramenta é gerar venda e conversão.

#Um exemplo de como funciona o remarketing para hotéis:

Vamos supor que uma pessoa acesse o site do seu hotel, navegue pelas fotos das acomodações, observando as promoções, então saia do site sem finalizar a reserva porque decidiu pensar mais sobre o assunto, no entanto, depois ao acessar o Facebook ou Instagram para se distrair, ela visualiza anúncios personalizados do seu hotel, contendo as informações nas quais pesquisou anteriormente, desta forma, ela será instigada a voltar ao seu site, a fim de que conclua a reserva, sendo assim, vale a pena investir recursos e tempo em clientes nos quais realmente tenham interesse pelos seus serviços.

Obtendo boas estratégias definidas no Remarketing, essa ferramenta pode reconquistar os usuários os quais você anteriormente considerava como perdidos, pois saíram de uma página sem concluir a meta, sendo ela finalizar uma reserva.

#Principais fontes para exibir seus anúncios em remarketing:

O Remarketing é uma ferramenta disponibilizada pelo Google Adwords, atual Google Ads e Facebook Ads, sendo elas as principais fontes para este trabalho atualmente. O funcionamento dessa ferramenta se resume em plataformas, as quais identificam as ações dos usuários dentro do website de forma específica, a fim de posteriormente este mesmo usuário, receba os anúncios de acordo com o que ele pesquisou, ademais, a ferramenta também gera relatórios com as consequências da ação, de maneira que você possa analisar se as estratégias utilizadas estão gerando resultados ou se será necessário reestruturar o trabalho da ferramenta.

Estratégia 3 – Técnicas de SEO, o website do seu hotel no topo do Google.

O SEO – Search Engine Optimization, também conhecido como otimização de sites, é uma estratégia indispensável e fundamental, com a finalidade de aumentar os acessos do seu website através de uma série de técnicas nas quais visam melhorar o posicionamento do mesmo, nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo.

Se o objetivo do seu site é gerar mais reservas online, então será preciso utilizar técnicas de SEO, por exemplo, na utilização de palavras-chave relevantes relacionadas ao seu hotel e objetivos, a verdade é que existem centenas de parâmetros para desenvolver um bom projeto de SEO, de forma que quanto melhor sua posição no ranking de pesquisa dos mecanismos de busca, maior será sua visibilidade e números de acessos relevantes em seu website, sendo assim, você não terá uma grande dependência de anúncios pagos.

Estratégia 4 – Reputação online do hotel, acompanhando as avaliações.

Estar por dentro do que falam sobre o seu hotel é fundamental, além disso, atualmente o canal de avaliações mais relevante e conhecido no setor de hotelaria e turismo é o TripAdvisor, com certeza seu hotel está lá, recebendo inúmeras avaliações.

Vale a pena destacar que quando um cliente faz uma avaliação, ele provavelmente esperará por uma resposta, de maneira a qual, se você não der importância a esse canal, seu cliente nunca receberá um retorno.

Caso você receba avaliações negativas, peça desculpas argumente que você está trabalhando para melhorar o problema mencionado e sugira ao seu hóspede uma nova oportunidade a fim de oferecer uma experiência com excelência, desta forma essa resposta proporcionará um ponto positivo não só ao hóspede o qual se manifestou, mas também aos futuros possíveis hóspedes os quais, verão a sua preocupação em se retratar e oferecer os melhores serviços.

#Devo responder avaliações negativas?

Quando a avaliação é positiva, muitos hotéis cometem o erro de não responder, no entanto, ao não responder uma avaliação positiva o hotel perde a oportunidade de gerar relacionamentos com os clientes, afinal quando um cliente se sente íntimo da empresa a qual forneceu um serviço ou produto, ele tem consequentemente, maior probabilidade de voltar a utilizar os serviços da empresa, ademais, também sentirá prazer em compartilhar as boas experiências, de maneira que, esse cliente se tornará um propagador de conteúdo do seu hotel.

Essas atitudes não se restringem apenas às avaliações do TripAdvisor, contudo responda os comentários, desta forma, estabelecendo relacionamentos com seus clientes em todas as redes às quais seu hotel estiver presente.

Atualmente além do TripAdvisor, as OTA’s (gigantes da indústria hoteleira) também tem validado atentamente as avaliações as quais, são registradas em seus portais, dessa maneira, garantindo uma boa pontuação de qualidade dentro desses canais, como, por exemplo o Booking.com, fornecedor de reservas de muitos hotéis, principalmente daqueles os quais ainda não conseguiram alavancar de maneira significativa suas reservas diretas.

Estratégia 5 – Criando estratégias e produzindo conteúdo qualificado para marketing digital.

Produzir conteúdo personalizado é a melhor estratégia para o marketing digital, afinal, você estará gerando um conteúdo o qual o seu público alvo, ou seja, seus futuros hóspedes, querem ver, desta forma os conteúdos tornam-se fundamentais a fim de que turistas e clientes se conectem com o site do seu hotel.

Para iniciar, estabeleça sua marca, sendo assim, um branding bem definido faz toda a diferença, desta maneira seu cliente e seguidor saberá que determinado conteúdo é seu somente de olhar para ele.

(… , além de, quando você tem uma proposta de valor estabelecida o cliente não virá até você somente pela reserva de hotel, pois isso ele encontra em inúmeras hotelarias, contudo contratará seu serviço pela proposta de valor o qual você está vendendo, por exemplo, essa proposta poderá ser o conforto oferecido no seu hotel a fim de que ele tenha mais disposição para aproveitar a viagem. Observe que desta forma você não está vendendo apenas uma hospedagem, mas também conforto.)

#Invista em fotos, fotos e mais fotos e também em vídeos.

Use e abuse das mídias sociais a fim de divulgar conteúdo o qual atraia seu hóspede, desta forma, se o seu hotel está instalado em uma praia, por exemplo, produza e divulgue conteúdos os quais abordam todos os passeios disponíveis na região, construa dicas de roteiros, pontos turísticos, restaurantes, piscinas naturais, mergulho, mostrando as melhores praias para descanso, para esporte, praias para as crianças e tudo mais que conseguir catalogar.

Estratégia 6 – Paridade de preços – equacionar faixa de preços em todos os canais.

Paridade dos preços é oferecer condições de igualdade tarifária em todos os canais, tal prática foi consolidada com o objetivo de os hotéis se manterem competitivos entre si, nos canais de busca como, por exemplo o Trivago, Kayak, Decolar, Google Hotel Search, entre outros.

A paridade leva os consumidores às reservas diretas sem a probabilidade de encontrarem vantagens com terceiros, otimizando o tempo de procura do cliente, desta forma, atualmente gerenciar as paridades de preços é uma tarefa simples quando se trabalha com um “Channel Manager” ou “Gerenciador de Canais”. Essas plataformas distribuem e controlam em todos os revendedores e parceiros suas tarifas e disponibilidades, vale ressaltar que com Channel Manager, você poderá sincronizar automaticamente, através de uma única operação disponibilizada, preços e restrições para cada quarto, tipo de tarifa ou período.

Estratégia 7 – Atendimento e treinamento da equipe.

O atendimento é altamente responsável pela impressão a qual o consumidor terá do seu hotel, afinal, o atendimento fará contato frente a frente com o hóspede, de maneira que essa função engloba o recepcionista, o garçom o qual servirá o café da manhã, o manobrista entre outros, à vista disso, é imprescindível que seus colaboradores trabalhem alinhados com seu objetivo, proporcionando satisfação às necessidades dos hóspedes.

Sua equipe precisa almejar o sucesso do empreendimento com você, entendendo que, se o hotel vai bem, todos ganham e crescem profissionalmente, dessa forma é necessário inserir os seus sonhos e metas na sua equipe, dedicando tempo para treinamentos, premiações e valorizações.
Trabalhem em favor do mesmo propósito mostrando que com o sucesso do hotel todos serão beneficiados em diversas áreas.

#Mais reservas diretas, mais resultados ($).

Nosso principal objetivo com este material é despertar o empreendedor hoteleiro para ferramentas e possibilidades as quais devem trabalhar juntas e aliadas aos “sistemas de reservas online” ou até mesmo ao “gerenciador de canais”, afinal, esperar com que os resultados fluam e sejam alcançados apenas com a implementação de um novo sistema, novo website ou publicações em redes sociais é um erro e não gera os resultados esperados.

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