Se você é hoteleiro e sonha em ter um marketing digital bem estruturado no seu hotel ou pousada, você chegou ao lugar certo!
Acompanhe agora as 7 estratégias de marketing digital que separamos para você aplicar no hotel.
1. SEO
O SEO, sigla de Search Engine optimization que em português significa Otimização para Mecanismos de Buscas, é uma otimização de conteúdos, páginas e sites de modo a melhorar o posicionamento nos mecanismos de buscas.
O SEO está totalmente relacionado ao posicionamento do seu conteúdo no Google.
O Google, na verdade, possui uma série de fatores para posicionar um website dentro das pesquisas.
Quanto melhor a sua autoridade no assunto, melhor o seu posicionamento. Ele mensura a plataforma que o seu site foi desenvolvido, o conteúdo dentro do site e se o site está usando palavras-chave da maneira correta.
Caso o seu hotel seja em São Paulo, por exemplo, será que o seu website tem autoridade quando o assunto é São Paulo?
Ou quando você possui um estabelecimento em Fortaleza, será que seu hotel tem autoridade quando falamos “Roteiro de viagem para Fortaleza”?
Ou seja, você precisa ser uma autoridade no seu segmento e no seu destino.
2. Redes Sociais
Hoje, as redes sociais já viraram quase uma obrigatoriedade. Todo hotel precisa ter um trabalho ativo em redes sociais.
E você, hoteleiro, precisa fazer um planejamento daquilo que você vai publicar.
Você precisa iniciar todos os meses com uma definição, planejando as fotos, as artes e as legendas para publicação no seu perfil. Não deixe para fazer isso no improviso.
Possivelmente, haverá alguns dias que você esquecerá ou não terá tempo para alimentar suas redes e responder os comentários dos seus seguidores.
No Instagram é interessante realizar uma interação com os seus seguidores. O ideal é que você gaste um tempo por dia para comentar as postagens, visualizar os stories dos seguidores e dar um feedback nas mensagens privadas para aquilo que eles perguntam ou mencionam.
Tente fazer comentários que gerem interação. Você verá que o engajamento do seu perfil aumentará consideravelmente, movimentando o histórico de mensagens.
Outra dica é usar um recurso bastante conhecido: impulsionamento das redes sociais.
O impulsionamento consiste no aumento do alcance original de uma publicação em sua página. Ou seja, em vez de impactar apenas um número restrito de usuários, esse recurso permite que o seu post seja exibido para outros possíveis interessados naquele conteúdo.
É uma ação para você não depender da boa vontade do Facebook ou do Instagram.
Toda vez que você faz um impulsionamento, o alcance da sua publicação vai ser bem maior.
Outra dica é trabalhar com mensagens privadas, seja do Instagram ou do Facebook.
Hoje, existe uma ferramenta de automação muito utilizada no Marketing Digital: o chatbot.
Nela, o hóspede digita, por exemplo, qual o horário do café da manhã? Qual o valor do jantar? E a ferramenta já responde imediatamente.
O chatbot responde automaticamente, sendo uma ferramenta muito legal para você usar no seu hotel.
3. Anuncios (ADS)
Outra estratégia muito eficiente é o sistema de mídia paga do Facebook, Instagram e do Google, conhecido como Ads.
O Ads é uma estratégia muito positiva que usamos na Reprotel. Basicamente, é o famoso Remarketing.
É como se você falasse diretamente com o Google, Facebook ou Instagram.
No Ads você pode escolher o seu público. Para todas as pessoas que acessarem seu site nos últimos 30 dias, por exemplo, e não concluírem uma ação ou não concluírem uma reserva, será exibido um anúncio, podendo ser até mesmo um cupom de desconto, por exemplo.
Esse é um tipo de estratégia muito positiva, onde colhemos bons resultados, uma vez que você fala com o cliente que está no momento de decisão de compra.
Por meio dessa ação, é possível criar campanhas e estratégias de divulgação da sua marca no Facebook, Instagram e Google.
4. Reputação
Outra estratégia para você colocar em prática no seu hotel é investir na reputação.
Nada mais é do que a maneira que as pessoas estão avaliando o seu hotel no TripAdvisor, no Facebook ou no Google Meu Negócio.
Pesquisas revelam que 80% dos viajantes pesquisam antes de concluir uma compra de viagem.
Incentive essas avaliações. Procure entrar em contato com o hóspede após a hospedagem ou mesmo no momento do check-out, incentivando essa pessoa a baixar o aplicativo do TripAdvisor, por exemplo, e avaliar seu hotel.
Outra dica é separar 30 minutos por dia para você ou alguém responsável fazer o serviço de pós-venda do seu hotel.
Incentive seus hóspedes a avaliarem, desde avaliações positivas, até mesmo as mais negativas. Você precisa criar reputação para seu estabelecimento.
Na Reprotel usamos um sistema de incentivo à avaliação que liberamos para a recepção do hotel. O hóspede recebe, após o check-out, um e-mail com um convite para avaliar o estabelecimento.
5. Conteúdo
Outra estratégia fundamental para um bom marketing é produzir conteúdos de valor.
Você precisa ter conteúdo para um bom projeto de marketing digital. Muitos hotéis não possuem conteúdo de valor.
É fundamental investir em fotos e vídeos de qualidade.
Invista também em vídeos, já que eles chegam a ter três a quatro vezes mais alcance do que fotos.
Afinal, um bom trabalho de marketing digital depende muito da qualidade do material produzido.
6. Paridade
Entrando um pouco no setor comercial, paridade significa manter uma igualdade de preço em relação a todos os seus canais de reserva.
Você precisa ter uma igualdade de valores para suas reservas em relação à tarifa NET, ao comissionamento e às agências de viagens.
Hoje, as grandes redes hoteleiras, conseguem manter as mesmas tarifas em todos os canais de reserva.
É preciso ter um controle sobre todos os seus canais de reserva do seu hotel.
7. Atendimento
Se você não tiver um bom atendimento, não haverá marketing que garanta bons resultados.
Se você não tiver um bom serviço e boas recomendações dos seus hóspedes, a reputação será totalmente negativa.
Se os clientes observarem que o seu hotel não tem uma boa pontuação no TripAdvisor ou no Google, dificilmente irão fechar a reserva. Você precisa alinhar o seu atendimento com sua paridade de preço para ir com tudo no marketing digital!
Essas foram as 7 estratégias que compartilhamos para que seu hotel comece a alavancar as vendas.
Se você aplicar essas estratégias, sem dúvida alguma, irá colher bons resultados no marketing digital do seu hotel.