É muito provável que o seu hotel já tenha um site. Mas vem cá… ele está te ajudando a vender reservas diretas? Ele está performando quando o assunto é vender diretamente pelo hotel, sem passar “pelas mãos” das OTA’s?
Se com essa pergunta você se deu conta de que o site do seu hotel não tem exercido esse papel, saiba que sempre é tempo de mudar as estratégias para ver suas reservas diretas aumentarem.
Se você já tem um site, é preciso fazer melhorias nele para que as conversões de reservas diretas aumentem; e se ainda não tem, é hora de fazer.
Se interessou pelo assunto, mas não faz ideia de por onde começar? Este artigo é para você. Nós te daremos as principais dicas para aumentar as reservas diretas com o site do seu hotel.
Vamos lá?
Como está o site do seu hotel para que as reservas diretas aconteçam?
Antes de tudo é preciso checar como está o site do seu hotel. A home do site é convidativa e leva o usuário a navegar pelo restante do site?
As acomodações, área de lazer, gastronomia, localização e serviços oferecidos estão bem divulgados? As fotos desses itens são de qualidade e fazem com que o usuário sinta vontade de aproveitar tudo?
Esses fatores são de extrema relevância, afinal, se as fotos das suas acomodações e a descrição do que elas oferecem não demonstram conforto, aconchego e não despertam no possível hóspede a vontade de aproveitá-la, ele certamente não fará a reserva.
Dito isso, é importante que você tenha um webdesigner profissional para desenvolver, organizar ou melhorar o site do seu hotel. Não deixe de investir também em um bom fotógrafo.
Busque referências em outros sites de hotéis, confira o que está em alta e escute as ideias do webdesigner, ele é o profissional e sabe o que está fazendo.
Um bom trabalho de SEO e um excelente Motor de Reservas também são essenciais para que as reservas diretas aconteçam.
Vamos explicar melhor.
Trabalhe o SEO do seu site
O site do seu hotel precisa ser bonito, mas também precisa ser funcional, ou seja, ter as ferramentas ideais para que as reservas diretas aconteçam.
O SEO – Search Engine Optimization, também conhecido como otimização de sites, é uma estratégia indispensável, com a finalidade de aumentar os acessos do seu website através de uma série de técnicas que visam melhorar o posicionamento do mesmo nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo. Essa é uma ótima maneira de o seu site ser encontrado.
Se o seu hotel está em Campos do Jordão, por exemplo, quando o usuário pesquisa no Google “Hotel em Campos do Jordão”, o seu hotel precisa aparecer nas primeiras – e porque não na primeira? – páginas do buscador. O SEO é a estratégia que faz isso, mas precisa ser muito bem feita, por quem sabe!
Veja mais aqui.
Marketing de Conteúdo
Ter um blog no site do seu hotel também pode te ajudar a vender mais reservas. A intenção de um blog na hotelaria é a geração de tráfego qualificado, ou seja, se você está com dificuldade de aumentar as visitas em seu site, saiba que, de acordo com a Content Trends, principal pesquisa de tendências do marketing de conteúdo no Brasil, empresas que investem em conteúdo podem aumentar em até 4 vezes as visitas no site.
Use o blog para falar sobre o seu destino e passeios, sobre as principais características do seu hotel, do seu público e abuse do SEO (aprenda sobre palavras-chave e saiba sobre o que você deve escrever, focando sempre no seu hóspede ideal).
Leia mais sobre o tema aqui.
Seu site já tem um Motor de Reservas?
Para vender através do site, é preciso ter um motor de reservas para que as reservas online sejam realizadas.
O motor de reservas é um sistema de gerenciamento de reservas que facilita ao usuário e futuro hóspede reservar diretamente no seu site. O motor fica disponível para o viajante 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, ao invés de ter um formulário no site e preencher nome, email ou telefone pedindo cotação para que depois um vendedor entre em contato, a efetivação da reserva é instantânea, já que ali mesmo ele escolhe a acomodação desejada, a disponibilidade da data, verifica o valor da diária e tudo mais.
É importante destacar que as reservas efetuadas diretamente no seu site são livres de comissões, não tem OTA’s por trás da venda, assim, seu faturamento e a sua lucratividade aumentarão consideravelmente.
Não podemos deixar de mencionar também que a oportunidade de fazer a reserva dentro do site do hotel também agrega valor à experiência do usuário, afinal, o Motor de Reservas proporciona agilidade e tarifas exclusivas.
Promoções
Você trabalha com promoções em seu hotel? Se sim, elas são divulgadas em seu site? Com o Motor de Reservas você pode criar ofertas personalizadas, pacotes e códigos promocionais. E nós podemos garantir, essa é uma excelente estratégia para vender mais, especialmente na baixa temporada.
Como aumentar a conversão das reservas diretas
As estratégias para aumentar a conversão das reservas diretas do seu hotel não são um segredo guardado a sete chaves.
Anota aí:
- O seu site precisa ser muito bem desenvolvido – preferencialmente por quem entende dos assuntos de marketing e hotelaria;
- Faça a versão mobile do site para que o acesso pelo celular seja tão bom quanto;
- Precisa ter um botão de reservas que leva o usuário ao Motor de Reservas;
- Precisa ter informações para contato;
- Fotos e descrições das acomodações divididos por categoria, assim o viajante escolhe com facilidade a opção desejada na hora de efetuar a reserva;
- Precisa ser atraente, convidativo e despertar no usuário a vontade de se hospedar no seu hotel e aproveitar o seu destino;
- Use o Google Analytics para monitorar a performance do seu site;
- Mencione no site o link das redes sociais do seu hotel, e no perfil das redes sociais, o link do site;
- E por fim, não deixe de mencionar em seu site algumas avaliações positivas de hóspedes que já passaram pelo seu hotel. Saber que outras pessoas experimentaram e gostaram pode ser um fator decisivo para que novos hóspedes efetuem a reserva.
Esses são elementos básicos que todo site de hotel deve ter para efetuar mais reservas diretas. E para completar, uma boa dose de criatividade e expertise colaboram para que os resultados sejam positivos, é aí que entra o trabalho de uma agência de marketing especializada em hotelaria.
Essas são algumas dicas sobre como aumentar as reservas diretas com o site do seu hotel, e se você deseja obter mais informações, seja por meio de uma consultoria ou até mesmo contratando os serviços de quem entende do assunto, entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo e auxiliá-lo nesse processo.