Como melhorar a posição do meu hotel no ranking do TripAdvisor

03 de março de 2020
Como melhorar a posição do meu hotel no ranking do TripAdvisor

Estar nas primeiras posições de qualquer categoria do TripAdvisor se tornou um grande sonho no setor hoteleiro, muitos hotéis já estabelecem metas para melhorar suas posições, pois, entendem a necessidade e também os benefícios de estar bem posicionado.

Resumidamente quanto melhor sua posição no ranking do “Trip” mais visibilidade para o seu estabelecimento visto que, quanto mais visibilidade, maior o número das reservas, pois, sem dúvida alguma, a credibilidade a qual, seu futuro hóspede terá em ver o seu hotel nas melhores posições, vai garantir mais reservas para o seu hotel.

O Portal Panrotas publicou alguns dados de uma pesquisa realizada pelo “Mind Miners” e patrocinada pelo PayPal, a análise mostra que, 92% dos viajantes, realizam uma seleção de opções antes de viajar, para escolher a melhor opção de hospedagem ou pacote.

Antes de falarmos como melhorar a posição do seu hotel, é melhor entendermos como funciona o sistema ou “algoritmo” do TripAdvisor, isso é algo o qual, gera muita dúvida entre os hoteleiros e vemos muitos questionamentos sobre o tema.

O ingrediente secreto para as boas posições se resumem em 3 fatores: qualidade da pontuação, data da avaliação e frequência.

#01 – Qualidade da Pontuação

Quando você tem uma quantidade de avaliações muito semelhantes a de seus concorrentes no mesmo período, o que contará mesmo é a quantidade de boas avaliações recebidas, neste caso, um hotel com maior número de pontuação classificada em cinco círculos, ocupará a posição mais alta do ranking.

#02 – Data da avaliação

Este fator também pode ser nomeado como “recenticidade”, as suas avaliações mais recentes terão um peso maior do que aquelas as quais ficaram no passado. Não que as avaliações antigas serão esquecidas 100%, mas o objetivo é mostrar aos usuários, os hotéis os quais podem e estão oferecendo atualmente boas experiências aos seus hóspedes.

Esta regra também é vista de maneira muito positiva, pois, hotéis os quais passam por reforma, mudam seu gerenciamento e querem se posicionar no mercado para obter reconhecimento de excelência, conseguem construir uma nova imagem em seu perfil do “Trip”.

Um ditado popular muito interessante para expressar esse item 2 é o seguinte, “quem vive de passado é museu”, sendo assim, quanto mais avaliações positivas e recentes melhor.

#03 – Frequência

Bom, quanto mais avaliações melhor, e se você conseguir obter uma combinação de avaliações positivas de preferência com 5 círculos, com data de publicação recente e uma frequência ou quantidade alta semanalmente, estará caminhando para uma jornada de sucesso, no canal de avaliações mais cobiçado do mundo!

Vamos falar de estratégias?

Existem estratégias de marketing digital ou até mesmo um relacionamento direto com o seu hóspede para incentivar essas avaliações positivas, contudo equipe da “Review Pro” uma ferramenta líder mundial gestão de reputação online, mostrou alguns comparativos que nos leva a pensar sobre o que realmente é mais eficaz. Eles selecionaram alguns hotéis de pequeno porte com tarifas que podem ser consideradas acessíveis, os quais estão liderando o ranking de qualidade entre os hotéis do seu destino.

Normalmente quando falamos que um hotel está em 1° lugar no ranking do Tripadvisor, automaticamente pensamos em hotéis com grande quantidade de acomodações, talvez 150 ou 200 apartamentos, ou quem sabe até mais, além de tarifas de alto custo, contudo, a realidade é que hotéis com 40 ou 50 apartamentos que conseguem oferecer um serviço com muita excelência pode se sobressair entre os gigantes.

Um exemplo muito prático e interessante sobre o assunto é a realidade do “Valle D’incanto Midscale Hotel” localizado em Gramado – RS, um hotel que pode ser considerado de pequeno porte, e realmente é, tendo tarifas em alguns períodos na média de R$ 380, contudo, considerado e premiado com o Travellers Choice do Tripadvisor 2019, como o melhor hotel do Brasil e 20 melhor hotel do mundo.

Desta forma, consideramos que se o hotel está disposto a entrar na briga pelas primeiras posições, o serviço, de gestão e atendimento da equipe em geral precisa estar muito bem alinhado, caso contrário você não estará apto para esta guerra de posições.

Agora sim, estratégias:

#Estratégia 1 – Automação de e-mails.

Hoje aqui na Reprotel conseguimos incentivar os hóspedes de nossos clientes com automação de e-mails. Esses e-mails direcionam os usuários para o perfil oficial do hotel no Tripadvisor, logo após a finalização do check-out, a equipe de gestão do hotel, consegue filtrar quais hóspedes podem receber esses e-mails e incentivos.

#Estratégia 2 – Dar algo em troca.

Uma regra muito clara do TripAdvisor é de que o hotel ou estabelecimento não pode dar nada em troca aos seus hóspedes pelas avaliações positivas, e se a plataforma identificar essa ação que foge das políticas o hotel pode ser punido de alguma maneira dentro da plataforma do “Trip”.

Mas nada impede você de beneficiar os membros da sua equipe, principalmente aqueles que estão lidando com os hóspedes diariamente, como, por exemplo, a equipe de recepção, você pode incentivá-los de alguma maneira, de forma que, cada nova avaliação no TripAdvisor a qual ele consiga captar, ganhará uma bonificação.

#Estratégia 3 – Contato direto.

Dentro de suas estratégias um contato direto, seja entregando um cartão com o passo a passo de como realizar uma avaliação, uma abordagem da equipe do hotel ao hóspede durante a hospedagem pedindo aquela “forcinha” ou um contato via telefone após a hospedagem pode contar como ações válidas de forma a qual, podem trazer resultados em suas metas para melhorar no posicionamento.

O grande segredo está em um serviço com excelência.

Todos os hóspedes desejam ter uma hospedagem surpreendente, com boas experiências, receber alguns “mimos” e não ser taxado com serviços básicos como frigobar, internet e cofre, esses detalhes geram bloqueios durante o processo de convencer o mesmo a realizar uma avaliação com nota máxima, de forma que os hóspedes sempre vão querer receber mais do que aquilo que estava esperando, é neste momento o qual você consegue garantir boas recomendações a fim de liderar no ranking de satisfação.

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