Etiqueta para hotéis em Redes Sociais

A cada dia o setor hoteleiro tem entendido e despertado o desejo de utilizar as redes sociais como meio de canalização de vendas e relacionamento com os clientes e hóspedes.

Naturalmente existem regras de comportamento on-line para os responsáveis e profissionais de redes sociais e marketing digital. Precisamos olhar o Facebook como um canal de mais relacionamento com o usuário e menos conteúdo promocional.

Utilize o relacionamento e interação com seus fãs e seguidores com etiqueta, caso contrário, você se tornará um chato que aparentemente só quer vender e isso te afastará do seu público.

Conheça quatro regras de etiqueta essenciais para hotéis nas redes sociais:

1 – Sempre manter o seu público em mente

É sempre muito importante compartilhar conteúdo que seja interessante para seu público, gerando assim ações, conversas, compartilhamento, comentários e curtidas. Você deve estar consciente sobre o tipo de publicação e qual assunto chama a atenção dos seus seguidores.

Ex: Hotéis de lazer: não tenha dúvida, quando você mencionar praias e passeios de sua região, trará engajamento para suas publicações.

Uma das questões que você pode se fazer ao realizar uma publicação:

– Este assunto é atrativo para o meu público?

– Este é o melhor formato ou imagem?

– Estou publicando no melhor horário?

Mantenha as redes sociais do seu hotel com alto padrão de conteúdo e informações, se coloque no lugar do seu público e pergunte para você mesmo se seria um seguidor da sua página.

2 – Responder os comentários rapidamente

Fique atento as notificações recebidas em seu sistema e mensagem pessoal, conhecido como “inbox”, e as observações e dúvidas levantadas em suas publicações. Os usuários veem as redes sociais como um canal efetivo para respostas instantâneas.

Possivelmente em seu hotel existe alguém que faça este monitoramento de notificações para gerar interação e se engajar com o usuário. Caso você receba um grande número de solicitações diárias, estabeleça a regra de responder de imediato às perguntas mais importantes.

3 – Responda aos comentários negativos

Seu hotel pode ter o melhor serviço e estrutura do mercado, porém não está livre das críticas e reclamações de hóspedes insatisfeitos. Para reverter essa situação, responda todas as avaliações e comentários negativos. Mostre para o público o seu lado da história, além de ser gentil e receptivo com aquela pessoa que realizou a reclamação.

Fique bem atento ao TripAdvisor, o principal canal de avaliações para hotelaria, este site possui 315 milhões de visitantes mensais e mais de 200 milhões de avaliações.

4 – Domine as hashtags

Quando vemos palavras iniciadas com jogo da velha # em redes sociais, chamamos de “hashtag”, uma poderosa ferramenta para favorecer a visibilidade e maior alcance dentro da rede. Mas tome cuidado, o objetivo das hashtags é gerar conteúdo específico sobre cada tipo de assunto e usar de maneira abusiva pode tornar a publicação perturbadora aos seus seguidores.

Outra maneira de aumentar a exposição do seu perfil é utilizar a opção de “local” em publicações no Instagram podendo ser tão eficaz quanto às hashtags.

Utilizar essas etiquetas em suas redes sociais trará um grande diferencial para o seu hotel. Basta analisar, dificilmente a hotelaria vem trabalhando corretamente com esta ferramenta, perdendo as oportunidades de envolver seus visitantes durante uma pesquisa no Facebook, Instagram ou até mesmo em seu website.

 

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