Google Analytics: A ferramenta indispensável para Hotéis

17 de setembro de 2020
Google Analytics para Hotéis

O Google Analytics é a ferramenta indispensável quando se fala de marketing hoteleiro e mensuração de resultados. Monitora a performance do site e principais canais de aquisição, coleta dados sobre o seu público-alvo, o comportamento e conversões dentro do site.

Dependendo da forma como é configurado, o Analytics entrega muitos dados em profundidade sobre o site. Aqui na Reprotel conseguimos mensurar como cada canal (Redes Sociais, Google, Anúncios e outros) tem performado referente a reservas. 

Mas o básico já te dá muita informação importante.

Tudo isso sem pagar nada – é só criar uma conta e inserir o ID de rastreamento do Analytics no seu site.

Neste artigo, vamos explorar os conceitos básicos dessa ferramenta, passo inicial pra você entender o que exatamente os relatórios estão te dizendo. Vamos lá!

Entendendo conceitos básicos do Google Analytics para Hotéis

Usuários


Usuários são todos clientes que acessam o site. O Google Analytics ainda consegue identificar se esse é um antigo usuário, se ele ja acesso o seu site anteriormente, ou se é um novo usuário acessando seu site pela primeira vez. 

Sessões


É contada uma sessão todo o conjunto de ações do usuário durante um período de tempo
ativo

Uma sessão é finalizada quando o usuário fica 30 minutos inativo. Mesmo que fique 1 hora navegando no site, ainda é contado como uma sessão.

A maioria dos relatórios do Analytics se baseiam no número de sessões e não usuário. 

Lembrando que um usuário, pode entrar no seu site mais de uma vez. Ação normal no processo de compra. Assim, o Google Analytics irá registrar um único usuário com inúmeras sessões. 

Quantas sessões em média são necessárias para um usuário finalizar a reserva?

Com o Google Analytics você consegue identificar. 

Visualizações


Um usuário pode visualizar várias páginas do seu site e até mesmo uma mesma página várias vezes. Ou seja,
um número grande de visualizações pode representar um número pequeno de usuários.

Uma métrica que junta as duas é a páginas / sessão que mede o número de páginas visualizadas em uma única sessão. Em uma sessão o usuário pode ter visualizado 5 páginas, por exemplo.

Digamos que um viajante entrou no site do hotel, ficou inativo por 30 minutos mas voltou a interagir mais tarde. Isso é contada como uma segunda sessão no dia. 

Taxa de rejeição


Outro número importante pra ficar de olho é a
taxa de rejeição do site, pois representa o nível de engajamento com o seu conteúdo. Apesar de não existir uma taxa ideal, varia muito com o tipo de site e mercado, taxas muito altas são um sinal vermelho para hoteleiros.

Uma rejeição é contada quando o usuário inicia uma sessão em tal página e não visualiza mais nenhuma outra página no site.

Não entre em pânico caso a rejeição seja alta demais. Pode ser que o viajante entra na home e clicou no botão para o motor de reservas. Como o motor é uma ferramenta terceirizada, se não configurado corretamente, é visto pelo Analytics como um site externo e a visualização não é contada pra você.

Conclusão

Aprendendo as manhas do Analytics, você pode descobrir muita coisa legal, como quantos viajantes chegam das OTAs e se tornam clientes diretos!

É tudo uma questão de aprender a configurar certinho a ferramenta, te dando uma visão holística do site. Nada escapa ao Analytics.

Gostou dessas dicas? Em breve traremos alguns relatórios avançados da ferramenta do Google!

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