Guia do Facebook e Instagram para Hotéis e Pousadas

  • 14 de janeiro de 2020
  • Danilo Carvalho
Facebook Instagram Hoteis

Se você resolveu ler este artigo é porque provavelmente está interessado em dedicar tempo e ser efetivo em suas ações nas redes sociais, no entanto, possivelmente você precisa melhorar seus resultados desta forma, vamos falar com detalhes sobre os objetivos os quais devem ser traçados em qualquer estratégia dentro das principais plataformas, como Facebook e Instagram.

Atualmente as redes sociais se tornaram o ambiente perfeito para qualquer estabelecimento, proporcionando mais facilidade para falar com o público certo, ademais, por ser um universo “gigantesco” e sempre em formação, podendo se tornar confuso para qualquer pessoa ou empresa.

Há um conhecimento superficial sobre o que as redes sociais podem gerar em resultados, entretanto, o que se considera como resultado, são vendas, porém, para chegar a este objetivo é necessário outros papéis se cumprirem dentro da trajetória de compra, onde o caminho final resulte em vendas ou conversões. A seguir vamos mencionar e mostrar o passo a passo para garantir bons resultados, e como esses objetivos são complementares um ao outro.

O início de tudo em uma estratégia para redes sociais.

No mundo dos resultados digitais, não adianta ser apressado, realizando ações descoordenadas e sem planejamento, desta forma, realizar uma estratégia sem ordem pode até trazer um certo resultado, no entanto, extremamente insignificante quando comparado com o que poderia ser.

É muito comum vermos hotéis frenéticos pelos resultados de conversão, afinal todos querem vender e lucrar mais, no menor período, porém, quando isso não ocorre os esforços no mundo do marketing digital e redes sociais são considerados inapropriados. Em alguns casos podem até ser verdade, todavia, raramente chegamos a essa conclusão, pois, quando olhamos para o setor hoteleiro atual, precisamos compreender que existe o momento certo durante suas campanhas para ter expectativa em conversões (vendas), isso dificilmente ocorrerá no início de todo processo, de maneira que, obter mais reservas diretas envolve um conjunto de objetivos e não somente o ponto final de conversão.

Resumidamente podemos concluir que “sem estratégias, não há retorno.”

Pilares para performance em Redes Sociais.

Muito semelhante ao AIDA (atenção, interesse, desejo e ação), famoso guia para estudar métodos, a fim de gerar novas vendas e negócios, podemos utilizar em redes sociais, processos, etapas e objetivos nomeados como os apresentados a seguir:

  1. Reconhecimento do seu hotel.
  2. Interação com o seu hotel.
  3. Nutrição do seu futuro hóspede.
  4. Reserva direta.

#1 - Reconhecimento do seu Hotel

Um dos principais pilares de modo a iniciar um projeto em redes sociais, contudo, é muito ignorado por conta daquela visão focada somente no ponto final da trajetória do marketing. É fato que as pessoas precisam conhecer primeiramente o seu hotel antes de realizar uma reserva.

Neste estágio vemos basicamente o encontro entre o público com o seu estabelecimento, de maneira que podemos até mesmo considerar um desperdício de dinheiro quando uma marca parte diretamente para os anúncios e campanhas em Facebook Ads e Instagram Ads sem antes trabalhar a sua visibilidade e posicionamento nas redes sociais.

Aqui o grande passo será manter suas redes sociais atualizadas, com conteúdo considerado importante, por ser público (conteúdo de qualidade), com campanhas que tenham como objetivo reconhecimento do seu hotel, pela ampla audiência a qual você considera importante. Nesta etapa as principais métricas a serem analisadas serão: alcance e frequência, sendo assim, a métrica de “frequência” estará disponível somente nos relatórios de Ads (anúncios), já “alcance” você poderá encontrar em suas publicações também.

Existe a teoria dos estudiosos e pesquisadores do mundo digital onde somente 9% dos anúncios são vistos, posto que para um anúncio ser visto ele precisa atrair a atenção do usuário ao menos por 1 segundo, sendo assim, as pessoas se prendem a quantidade de alcance nos relatórios de suas campanhas sem analisar a frequência de visualização. Vale até mesmo mencionar que basta um anúncio aparecer simplesmente pela metade na tela de qualquer usuário e você já terá um registro de alcance. Fique atento a isso, uma frequência interessante seria de 2 à 3 vezes dentro de 7 dias, passando disso, pode ser que você esteja perturbando o público com a campanha.

#2 - Interação com o seu Hotel

Receber interação de seus seguidores dentro das redes sociais é realmente incrível, melhor ainda quando o hotel consegue responder e retornar a cada comentário e envolvimento desses participantes, contudo, sabemos que não é uma tarefa fácil dar esse retorno, no entanto, é algo indispensável para quem deseja mergulhar de cabeça neste processo de marketing digital.

Uma das maneiras de gerar interação é fazer perguntas em suas publicações como, por exemplo:

“Qual é a praia? Localizada no litoral norte de Alagoas, conhecida como caribe brasileiro e fica a poucos quilômetros de Maceió.”

Se você não sabe o que responder nesta pergunta é porque realmente não faz parte deste público de interesse, afinal, qualquer pessoa que já tenha uma certa afinidade, conhecimento ou viajou em férias ao menos 1 vez para Maceió e redondezas, responderá, Maragogi, Japaratinga, Praia do Antunes, São Miguel dos Milagres e outras praias da região norte do estado alagoano. Curtir, comentar, compartilhar são ações a serem consideradas quando se faz parte do seu objetivo de marketing, sendo então, maneiras as quais o seu público tem, a fim de, se expressar com o seu hotel, porém, para você serão ações as quais te levam a mensurar o nível de interesse pelo seu hotel e conteúdo o qual está sendo publicado.

Curtida ou like

Basicamente o usuário está afirmando que viu a sua publicação, gostou dela e está de olho no que está sendo postado.

Comentário

É uma das expressões mais importantes, fazer alguém parar de rolar o feed do Facebook ou Instagram de moda a realizar um comentário não é uma tarefa simples, considere como uma conquista tratando todos de maneira especial.

Compartilhamento

Sobretudo o público está sendo um disseminador do seu hotel, ele está dizendo, tive essa experiência e quero recomendar para os meus amigos, de maneira que vale refletir, é ou não é uma ação incrível? Ainda nesta etapa a fim de gerar interesse, você terá a oportunidade para entender o comportamento do público e o seu tipo de linguagem de maneira que, se desejar aprofundar conhecendo o perfil do público alvo, possuindo verba disponível, existem ferramentas as quais visam auxiliar neste processo de pesquisa e monitoramento para localizar termos específicos mencionados dentro das redes sociais, os quais possuem relação com o seu hotel, Scup e Social Bakers, são exemplos desses auxiliadores.

#3 - Nutrição do seu futuro Hóspede

Este é o momento de conversar com quem já se relacionou com o seu hotel nas redes sociais afinal, é muito comum os estabelecimentos manterem o conteúdo para quem está do lado de fora da página, ou seja, aqueles os quais ainda não curtiram, sendo assim, neste estágio você pode ser mais específico em sua ação, de modo a realmente despertar o interesse de compra desse futuro hóspede ou fazer com que esse hóspede retorne para o hotel, vivendo novamente uma nova experiência.

Existem muitos caminhos de planejamento para gerar conversão, não há dúvida alguma, no processo de desenvolvimento de estratégias podem surgir muitas ideias e canais porém, basicamente nossa dica sempre será, venda para quem já te conhece.
Venda para quem já conhece sua empresa, ou já teve algum envolvimento e não para estranhos, desta forma, você investirá uma porcentagem bem pequena se comparada a campanhas focadas em públicos extremamente amplos, sem uma qualificação garantida.
Para tornar esse entendimento mais prático,
vamos comparar duas situações de público nas quais você me falará aonde terá melhores resultados e lucro:

Você ativou um anúncio nas redes sociais, direcionado para a região sul do país que é muito boa para você e seu hotel, além disso, ainda selecionou a opção de pessoas interessadas em “hotéis” e “cidade de São Paulo”, de maneira que, o usuário está verificando as redes sociais através do smartphone e passa um anúncio do seu hotel com o botão “Reserve Agora”.

Você ativou um anúncio no Facebook e Instagram, utilizando o objetivo de remarketing, sendo assim, ele aparecerá somente para as pessoas as quais acessaram seu site nos últimos 30 dias (normalmente período de decisão de compra) e não aquelas que, não concluíram ainda nenhuma meta (reserva ou cadastro).

Fica muito claro que é mais fácil vender para quem já acessou o seu site e teve contato com o seu hotel, do que para um público extremamente amplo como mencionado na primeira situação, desta forma, o grande segredo é ser específico com sua segmentação, ademais, dar preferência para quem já manteve relacionamento com você, de maneira que, isso não é uma teoria, vivemos essas situações no nosso cotidiano em todas as nossas ações patrocinadas.

Você poderá fazer um simples teste, uma campanha para pessoas as quais já curtiram sua página e outra para um público o qual nunca se relacionou ou ouviu sobre seu hotel, podem surgir exceções caso o público da sua página tenha sido comprado de maneira desordenada, ou ações semelhantes no entanto, para o segmento hoteleiro essa medida é certeira.

Considerações Finais

Simplesmente o que precisamos entender é que as estratégias de “reconhecimento, interesse, nutrição e conversão” se conversam durante todo seu processo de desenvolvimento em redes sociais para marketing digital, talvez a melhor maneira para observar esses objetivos, será olhar eles como um todo, e não individualmente.

Não pegue atalhos, diversos hotéis apenas fazem uma publicação promocional, inserindo um investimento alto neste post e no final das contas nem mesmo conseguem mensurar o que realmente está acontecendo com está ação.

Compartilhe conosco suas estratégias atuais e seus resultados, estamos 100% a disposição para ouvir mais sobre seu hotel.

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