O blog para hotéis é um dos principais canais digitais do marketing de conteúdo e um dos pilares do Inbound Marketing, estratégia que trabalha na atração de potenciais clientes online.
Ao contrário do que pensa o senso comum, um blog não é ideal apenas para atração, mas também para converter e fidelizar viajantes!
O mesmo também vai ser uma alavanca para o branding, a marca e identidade do seu hotel. Se você quer associar a sua marca a valores como o bem-estar, o tempo com a família, sustentabilidade e natureza, você pode pensar em conteúdos que dialoguem com esses temas, por exemplo:
Um post sobre hábitos saudáveis. Dicas para os pais em relação aos filhos. Como se preparar para uma trilha ou cuidados ao ir pra praia.
A intenção de um blog na hotelaria é geração de tráfego qualificado. Se você está com dificuldade de aumentar as visitas pro site do hotel, de acordo com a Content Trends, principal pesquisa de tendências do marketing de conteúdo no Brasil, empresas que investem em conteúdo podem aumentar em até 4 vezes as visitas no site!
Tráfego que mais tarde será convertido em reservas. Para isso, você precisa pensar no seu público e que tipo de conteúdo o interessaria, que seja genuinamente útil, e como associar esse conteúdo a sua marca, aos seus serviços, à estrutura que o seu hotel oferece.
Blogs para hotéis e SEO
Qualquer hotel, independente do tamanho, pode fazer SEO, otimização para os metabuscadores. Ou seja, aplicar técnicas e estratégias para subir posições nos buscadores, como o Google.
Uma dessas estratégias é ter um blog. Nele, você pode trabalhar suas palavras-chaves com foco em SEO, pensando nos títulos e subtítulos, nos links internos, no tempo em página, e outros fatores que impactam sua visibilidade no Google.
As palavras-chaves cauda longa, ou long tail keywords, são buscas no Google maiores, mais específicas. O volume de pesquisas dessas keywords são geralmente baixas, mas são:
- Pouco competitivas e;
- Atraem tráfego qualificado.
Esse é o truque da cauda longa, com pouco se faz muito, e é a diferença entre sites que crescem continuamente seu tráfego e aqueles que ficam parados no tempo.
Conteúdos para o funil de vendas
Se você fez a tarefa de casa certo, se lembra do funil de vendas na hotelaria. Visitantes se tornam leads que se tornam clientes. Portanto, existe o topo, meio e fundo do funil, que ilustram a jornada de compra do viajante e as estratégias de marketing e vendas para cada etapa.
Construa seus conteúdos pensando nesse funil, classificando se é para topo, meio ou fundo de funil.
- Topo de funil: Textos com pautas mais abertas para viajantes que ainda estão na fase de pesquisa, que ainda não conhecem o seu hotel. Use este espaço para trabalhar os valores da sua marca e a identidade do hotel
- Meio de funil: Com foco no viajante que já está procurando por hospedagens, comparando hotéis. Crie conteúdos que reforcem o seu diferencial, sua estrutura e serviços. Como “Por que passar o ano novo no Hotel X”.
- Fundo de funil: Estes são os textos para se promover. Lembrando que isso não é uma abordagem de vendas. A intenção é criar demanda para o time de reservas. Claro, que não custa nada uma chamada de ação para o motor de reservas! Aqui entram pautas como: Hotel X recebe o selo Travellers’ Choice da TripAdvisor.
Lembrando sempre de colocar o nome do hotel no título principal do texto, principalmente para conteúdos meio e fundo de funil.
Como adicionar Call to actions poderosos
Chama atenção, não?
Porém, mais do que chamar atenção, a intenção de um CTA é direcionar o viajante na jornada de compra, motivando uma ação.
O blog é uma oportunidade para geração de leads, por isso call to actions (CTAs), chamadas para ação, são botões que incentivam o clique. Eles fazem isso se destacando do resto do conteúdo, em uma perspectiva de design, ou promovendo uma oferta.
Defina alguns CTA recorrentes pro blog, como da inscrição na newsletter, que você pode fixar em uma barra lateral que acompanha a rolagem da tela ou na margem inferior do post.
Faz de conta que o hotel oferece um primeiro cupom de desconto de 5% para quem assina a newsletter, e-mail e nome. Ao invés do CTA ser algo como Cadastrar, que tal chamar atenção ao que mais interessa ao viajante? Faça um teste com o CTA Ganhe 5% de desconto.
Como divulgar o blog do hotel
Um dos grandes erros de quem começa um blog é esquecer da distribuição. Infelizmente, não é só criar um post e esperar o tráfego chegar como chuva.
O tráfego orgânico, aquele que chega naturalmente do Google, demora um pouquinho pra acontecer. O seu post tem um período para indexar no buscador (aparecer nas pesquisas) e começar a subir posições.
Para dar uma força na visibilidade, use esses canais estratégicos de distribuição:
- Divulgação nas redes sociais
- Newsletter
- Dar destaque às últimas postagens do blog na homepage (como no exemplo abaixo)
- Anúncios
Porque criar anúncios em cima de conteúdos
Se tem algo que as redes sociais aprenderam com os anos, é monetizar em cima de anúncios. Você provavelmente percebeu que o alcance das suas postagens não é proporcional ao seu número de seguidores.
Essas mídias estão jogando uma dica: pague anúncios!
Essa é a melhor forma de alcançar o grande público. A boa notícia é que você não precisa de uma mina de ouro pra impulsionar seus posts ou criar anúncios.
Gerando tráfego para o seu blog e, consequentemente aumentando o tempo em página, vai sinalizar pro Google que o seu conteúdo é relevante. E você vai subir ainda mais posições!
Última dica: Ainda, com os viajantes que acessaram o blog do hotel, você pode criar anúncios de remarketing para esse público-alvo.
Turbine o tráfego com um Blog para hotéis
Se você precisa de inspiração pra começar o próprio blog, dê uma olhada no tipo de conteúdo no blog do TripAdvisor. Isso traz autoridade para a marca. “De viajantes para viajantes”, é o slogan do blog.
Claro que o seu conteúdo será regional, a não ser que você tenha uma rede de hotéis.