Se você está com dificuldade de aumentar as reservas diretas e depende demais de terceiros, está na hora de conhecer o poder do marketing hoteleiro!
Neste artigo, vou te contar a importância do marketing digital para as vendas na hotelaria e 5 dicas essenciais para hoteleiros que estão iniciando sua jornada no marketing.
Para começar, vamos dar uma olhada nesse gráfico…
Essa tabela é de uma pesquisa da Phocuswright no início de 2019 que avaliou a eficiência e uso dos canais de marketing em hotéis independentes. O estudo concluiu que:
Os sites de avaliações de viagens e metabuscadores são os canais de marketing mais eficientes na hotelaria.
No atual cenário do nosso mercado – na qual a internet é o começo e fim da jornada do hóspede – o marketing digital pode trazer grandes resultados com uma fração do que você normalmente investiria offline.
(Um exemplo de canais de marketing offline avaliados nesta pesquisa foram os guias de viagem, revistas e anúncios na televisão.)
Na pesquisa, os hoteleiros afirmaram que vão aumentar o uso dos canais de marketing online em oposição aos canais offline, que não pretendem mais usar.
No Brasil, de acordo com a última edição da pesquisa de Canais de Distribuição do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), temos 4 grandes canais de distribuição online:
- Site próprio do hotel;
- Intermediários com distribuição eletrônica;
- OTAs e;
- GDS (sistema de distribuição global)
Somados o número de quartos vendidos no Brasil por esses canais, as reservas online correspondem a 60% do total!
Agora você sabe a importância do marketing hoteleiro para as suas vendas!
Para ajudá-lo a iniciar sua jornada no marketing, vou te contar rapidamente o que são e como usar os dois canais mais populares apontados pela pesquisa do Phocuswright: sites de avaliações e metabuscadores.
Continue lendo!
Sites de avaliação de hotéis
A principal plataforma de avaliações online de viagens e turismo no mundo é o TripAdvisor. É nesse site que viajantes vão buscar referências antes de decidirem onde se hospedar.
Afinal, tendemos a confiar mais na palavra de alguém que já foi hóspede do que da própria empresa. De acordo com uma pesquisa da Bright Local, consumidores lêem cerca de 10 avaliações antes de confiarem em um negócio.
As OTAs e o próprio Google também destacam as avaliações do estabelecimento. Hoteleiros podem dar publicidade a reviews positivos em campanhas de marketing e criar um relacionamento de confiança através da boa gestão de avaliações negativas.
Em uma pesquisa do TripAdvisor com os usuários da plataforma, 85% dos respondentes tem uma boa impressão de hotéis que respondem a reviews negativos.
Metabuscadores na hotelaria
Metabuscadores são motores de busca na internet, o mais conhecido é o Google. Consideramos metabuscadores sites como o TripAdvisor também!
Esses sistemas são um quebra-galho para usuários sem tempo, e também são uma fonte de tráfego e potenciais clientes para as empresas que sabem usá-los.
Para não perder tráfego para as OTAs, que também estão usando os metabuscadores para aumentar as reservas, a hotelaria precisa investir em estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e ajudar o usuário a encontrá-lo facilmente.
Por isso que todo hotel precisa ter um perfil completo no Google Meu Negócios para ontem!
Estratégias de marketing hoteleiro para metabuscadores envolvem:
- Fortalecimento do domínio e autoridade;
- Produção de conteúdo com base em palavras-chaves para gerar tráfego orgânico (não pago).
E mais! Antes de começar a construir sua estratégia de marketing digital para hotéis, confira o que todo hoteleiro deve saber nessas 5 dicas rápidas…
Os 5 mandamentos do marketing hoteleiro
1. Elabore a persona do seu negócio
No marketing, é bom saber a diferença entre o público-alvo e persona. Resumidamente:
O público-alvo são todos os potenciais clientes. A sua persona é o cliente ideal.
Você vai estar sempre trabalhando com um público em campanhas de marketing online, seja para o Facebook Ads ou Google Ads. Para um anúncio ser mais eficiente, é preciso uma boa segmentação.
Em poucas palavras, a persona é um olhar mais detalhado do seu público. O seu negócio não possui apenas uma persona, podem haver várias. O truque é dividir grupos de consumidores com características e interesses similares.
Por quê?
Para fazer um bom marketing é preciso reconhecer que o seu público é diverso. Até mesmo se for um hotel corporativo e os hóspede forem todos viajantes a negócio.
Para alguns, a empresa em que trabalham está pagando pela hospedagem, outros querem um tempo a mais no destino para aproveitar “mini-férias” (que chamamos de bleisure).
Você só sabe isso definindo as personas do seu negócio, do mar de potenciais clientes que é o seu público-alvo! Assim, sua estratégia será melhor direcionada e vai converter mais!
2. Conecte os canais digitais
Os diferentes canais de marketing hoteleiro fazem parte da mesma máquina, cada engrenagem trabalhando pelo todo, porém, com uma função diferente.
Sua estratégia para as redes sociais será diferente dos metabuscadores, por exemplo.
Por isso, entenda o padrão de comportamento do viajante em cada canal digital.
Isso não significa pensar neles de forma independente. Sua estratégia pode – e deve! – envolver todos os canais digitais.
Um exemplo simples: Gere tráfego das redes sociais para o site oferecendo conteúdos relevantes. No site, capture o contato do viajante e crie um relacionamento através de campanhas de e-mail marketing.
3. Interaja com o público
O hóspede deseja mais do que um quarto, mas fazer parte de uma comunidade.
Pra construir uma comunidade online exige muita dedicação, espontaneidade e regularidade. Você não vai conseguir fazer isso meia-boca. O viajante é inteligente, sabe quando você está apenas enrolando para que ele compre.
Muitas empresas apontam um funcionário pra isso mas que está sobrecarregado com outras mil e uma coisas “mais importantes”. Profissionais que trabalham com mídias sociais já estão com a mão cheia.
Se você quer realmente interagir e criar um relacionamento genuíno com o público, monte uma estratégia e equipe para colocá-la em prática (pode até ser uma equipe de 1, mas reconhecendo seus limites).
4. Invista em Conteúdo
Aqui, o C de marketing de Conteúdo está capitalizado porque sua palavra é lei!
Ofereça conteúdos relevantes para atrair e adquirir novos clientes. Essencial para estratégias de geração de leads, SEO e para se relacionar com viajantes nas redes sociais.
Crie um blog, seja criativo nas postagens em redes sociais, experimente novos formatos, crie vídeos para o YouTube e IGTV, utilize de influenciadores digitais e se torne um influenciador no seu meio.
5. Busque sempre especialização
Por último, uma dica para iniciantes: boa parte do tempo e verba do marketing é gasto na réplica de ações que funcionaram muito bem para um negócio mas não funcionam bem pra você. É frustrante e você pode querer desistir.
A hotelaria é um nicho no mercado do turismo e o marketing hoteleiro nasceu há pouco tempo (relativamente ao se comparar com outros setores do mercado que se adaptaram rapidamente à Era Digital).
Por isso, conte sempre com a ajuda e conselho de profissionais especializados.
A Reprotel é uma agência de marketing com foco total em ações de marketing hoteleiro, diferente de outras agências de marketing generalistas que não possuem resultado com hotelaria.
Conhecemos o seu mercado, concorrentes e hóspedes como nenhum outro!