Motor de reservas: 5 funções para aumentar suas vendas

26 de agosto de 2020
Motor de reservas: 5 funções para aumentar suas vendas

A hotelaria depende demais de agências para vender seu serviço. Na Era Digital esse ciclo continua, e hotéis precisam pagar altas taxas de comissão para as OTAs que chegam a 15% a 30% por reserva.

Para quebrar esse ciclo e alcançar sua independência, hoteleiros precisam diversificar seus canais de distribuição próprios.

O canal de vendas com maior potencial para reservas diretas para hotéis independentes é o site próprio.

O book engine é uma ferramenta de suporte para hoteleiros potencializarem sua receita via internet e atingir as metas de venda. Como?

O que é um motor de reservas para hotéis

O motor de reservas é um sistema de gerenciamento de reservas que facilita ao viajante reservar e aos hoteleiros organizar o inventário. Chega de planilhas e reservas duplicadas!

O motor fica disponível para o viajante 24 horas, 7 dias da semana. Ou seja, ao invés de ter um formulário no site e preencher nome, email ou telefone só pra mandar um pedido de cotação que pode ser respondido até um dia depois, a efetivação da reserva é instantânea.

Isso é uma vantagem para o seu potencial hóspede e pra você!

Ainda, com um motor de reservas, você pode compartilhar o link direto em postagens nas redes sociais, diminuindo o número de passos do viajante até a reserva.

Com o motor, fica fácil visualizar a disponibilidade para a data desejada e as diferentes categorias de quartos, diárias e extras do hotel. Nas imagens abaixo, temos dois exemplos de um calendário no motor de reservas.

Motor de reservas: 5 funções para aumentar suas vendas

Porque o site do hotel precisa de um motor de reservas

Uma pergunta simples: Ao clicar em Reservar Agora nas OTAs, o viajante precisa entrar em contato com a agência online ou é redirecionado para o motor de e-commerce (comércio eletrônico) do site?

Ninguém mais entra em uma loja de roupas online e manda uma mensagem perguntando o preço e se ainda tem em estoque.
O consumidor moderno já está acostumado aos carrinhos de compra online. Porém, a hotelaria tem uma péssima mania de achar que o seu consumidor é o mesmo de 10 anos atrás!

Pois saiba que o padrão de comportamento do viajante mudou e as OTAs foram inteligentes em se adaptar desde o começo, por isso que hoje estão a frente do jogo.

O que levar em conta ao escolher um motor de reservas

Antes de pularmos para as funcionalidades essenciais desse sistema hoteleiro, um resumo do por que o seu hotel deveria investir em um motor de reservas online:

  • Calendário de datas disponíveis fácil de usar
  • Atualização em tempo real do inventário no seu sistema de propriedade
  • O sistema calcula automaticamente a tarifa de acordo com detalhes da reserva
  • Clareza na apresentação de tarifas e descrição do quarto com fotos, benefícios do pacote, etc.
  • Divulgue no marketing o link do motor de reservas para encaminhar o usuário direto pra página de compra

Lembre-se, aumentar as reservas diretas é importante para a saúde financeira do estabelecimento. A questão não é apenas vender, mas vender com maior margem de lucro.

Para isso, é necessário revisar as estratégias de gestão de receita e gastos do hotel, contratando soluções tecnológicas poderosas.

1. Integração com outras ferramentas para hotéis

Um bom motor de reservas precisa ter a opção de integração a outros sistemas hoteleiros, como: 

  • Google Analytics: saiba de onde está chegando o seu hóspede em potencial
  • PMS: atualização automática do inventário e disponibilidade no Sistema de Gerenciamento de Propriedades (PMS) e no motor de reservas
  • Channel Manager: quando um viajante reservar um quarto nas OTAs o seu inventário é automaticamente atualizado e não corre risco de duplicar a reserva e gerar overbookings

Motor de reservas: 5 funções para aumentar suas vendas

2. Motor de reservas responsivo

O motor de reservas precisa ser responsivo, fácil de navegar e visualizar em diferentes dispositivos e telas – computador, celular, tablet. Afinal, boa parte da jornada do viajante é feita pelo celular, logo uma boa experiência móvel é um fator decisivo na reserva.

As OTAs sabem muito bem disso e usam isso a seu favor. De acordo com pesquisa da Criteo, 39% das reservas nas OTAs são feitas através do celular.

3. Gerar relatórios de uso

Dados são o insumo da estratégia de um hotel.

Contrate um serviço que gere relatórios completos com o número de reservas, receita por canal, quartos vendidos por categoria, diária média e muito mais.

Tudo isso com gráficos para sua equipe de vendas e marketing do hotel analisarem periodicamente.

4. Multilíngue e formas de pagamento

Você sabe quantos turistas estrangeiros desembarcaram no Brasil em 2019? De acordo com dados do Ministério do Turismo, foram mais de 11,7 milhões de passageiros que movimentaram quase 6 bilhões de dólares no país!
Por isso você precisa de um book engine com suporte para tradução em vários idiomas e pagamento em moedas internacionais.

Outro ponto a levar em conta no momento de contratação desse sistema hoteleiro são as opções de pagamento, um dos motivos para a taxa de abandono de reservas na indústria.

5. Segurança de dados no sistema de reservas

Todo mundo tem um momento de hesitação ao preencher o número do cartão de crédito na internet. Por isso, não se esqueça de estar contratando um sistema seguro para os viajantes.

Também deixe alinhado com o fornecedor as medidas da empresa para se regularizar na Lei Geral de Proteção de Dados.

Conclusão

Motor de reservas: 5 funções para aumentar suas vendas

😍Lindo, não? Poderia ser você!

Sem essa solução tecnológica, você está perdendo oportunidades em vendas por dificultar o processo de reserva pro viajante e pra equipe de vendas do hotel.

Está na hora de atualizar o triste e velho formulário no site. Deixe os detalhes e o primeiro contato quando a reserva estiver fechada – e o cartão aprovado!

Por último, a implementação desse sistema deve vir com um conjunto de estratégias de marketing e vendas para potencializar as reservas diretas.

Um preço competitivo e um site focado em conversão, além de estratégias de marketing hoteleiro para gerar tráfego para o site e, consequente, para o motor de reservas, são algumas ideias.

Afinal, o motor de reservas não faz milagres, mas você pode!

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