Passo a passo para hotéis e pousadas serem excelentes nas redes sociais

28 de setembro de 2021

Hoje vamos falar de algo fundamental para um marketing digital bem estruturado.

Iremos apresentar um guia de marketing digital voltado para o Facebook e Instagram para que seu hotel seja excelente nas redes sociais,

Se você é hoteleiro e está à procura de uma maneira de estruturar melhor suas ações de marketing ou se você não consegue mensurar corretamente os resultados, chegou a hora de saber como desenvolver um marketing digital bem estruturado.

Um dos maiores erros que observamos na hotelaria é focar o olhar para o final da trajetória de compra do cliente. Você precisa dar atenção para o que vem antes da conversão.

Mas não se preocupe com isso. Existe uma maneira de estruturar essa estratégia.

Por isso, hoje, vamos basear nosso guia no famoso método AIDA, uma teoria bastante conhecida no marketing que serve basicamente para incentivar seu cliente a fazer uma determinada ação, sendo que a mais desejada normalmente é a compra ou reserva.

O modelo AIDA possui as siglas Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Basicamente, o modelo considera informações sobre o que o cliente pensa, sobre o que ele necessita e o que ele deseja. Com base nisso, investimos em ações para alcançar mais vendas.

Então, o primeiro ponto relacionado com a Atenção é o reconhecimento do seu hotel, que é a fase que você chama a atenção das pessoas.

Reconhecimento

O primeiro ponto é trabalhar o reconhecimento do seu hotel. É a fase que você precisa aparecer para as pessoas que seguem e que curtem sua página. Nessa etapa, você vai estruturar suas publicações, sem depender da “boa vontade” do Facebook.

Você deve estar se perguntando como assim, “boa vontade” do Facebook?

Sempre que você faz uma publicação, você tem a possibilidade de alcançar um número maior de pessoas, porém o Facebook tem o papel de tornar esse alcance limitado, quando não existe investimento de recursos para patrocinar seu conteúdo.

Se você patrocinar sua publicação, você terá a oportunidade de multiplicar o alcance dela.

Uma maneira muito interessante de você observar os resultados com esses impulsionamentos é mensurar o “alcance e a frequência”. Quando você fizer uma publicação sem patrocínio, o Facebook irá mostrar um relatório de alcance, ou seja, quantas pessoas foram alcançadas.

Já com a “frequência”, você só conseguirá saber, se você fizer um impulsionamento. Por exemplo, imagine 1.000 pessoas vendo o seu conteúdo uma única vez. Agora, imagine 1.000 pessoas vendo o seu conteúdo 4 ou 5 vezes. A diferença é grande. 

Até porque, às vezes, a pessoa sequer viu a publicação completa ou o post ficou apenas pela metade na tela e o Facebook já contabiliza como uma pessoa alcançada. 

O ideal é que você aumente sua margem de frequência. Você precisa aumentar a frequência para três ou quatro visualizações por usuário em um período médio de 7 dias.

Mas tenha cuidado para não passar de quatro visualizações, gerando cansaço e fadiga no seu público.

Lembre-se: se você for fazer um impulsionamento do seu post, tente manter uma frequência maior de visualização. Não olhe somente para o alcance.

Interação

Para um bom relacionamento nas redes sociais, você precisa gastar um tempinho do seu dia respondendo os comentários e mensagens privadas das pessoas que seguem sua página.

Não adianta investir dinheiro, fazer um bom planejamento, publicar fotos de qualidade e não dar um retorno, um feedback aos seus seguidores.

A interação nas redes sociais aproximam o público e melhora as métricas e engajamento.

Além disso, você pode incentivar o processo de avaliação do hóspede. Quando alguém fizer algum comentário positivo nas redes sociais, agradeça a mensagem e peça para ele compartilhar um pouquinho da sua experiência no perfil do seu hotel no TripAdvisor. 

Nutrição

Você precisa informar aos seus seguidores com bons conteúdos sobre o seu hotel, principalmente se o seu destino for de lazer.

Você precisa ter conteúdo sobre esse destino, investir em fotos de passeios para mostrar aos seus seguidores o que eles vão vivenciar quando estiverem hospedados no seu hotel.

Tenha bons conteúdos sobre o seu café da manhã, piscina, acomodações, cardápio de lanches e de bebidas. Você precisa ter esse conteúdo bem alinhado.

O primeiro passo é trabalhar com fotos, depois você pode partir para os vídeos.

Atualmente, os vídeos conseguem multiplicar o alcance em até três vezes mais do que um post de foto.

Conversão

Agora que você está trabalhando com um bom conteúdo, está fazendo suas publicações com materiais de qualidade, fazendo investimentos, interagindo com seus seguidores, você vai começar a converter.

Chegou a hora de você fazer suas campanhas para gerar maiores resultados. A melhor maneira de você converter o seu hotel, é anunciando no Google, no Facebook e Instagram.

É bem positivo anunciar para pessoas que acessaram seu site nos últimos 30 ou 60 dias e não concluíram uma ação de reserva, do que somente anunciar para pessoas indicadas pelo Facebook.

Anuncie para quem já conhece seu hotel, faça campanhas de Remarketing e crie campanhas focadas na sua base de e-mails.

Não vá direto fazer um anúncio promocional para um público que ainda não tem um relacionamento com o seu conteúdo.

Gaste tempo primeiro nos itens institucionais, para depois partir para as vendas e a conversão.

E lembre-se: foque em vender para quem já tem um certo relacionamento ou proximidade com o seu hotel.

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