Eu tenho certeza que você já passou por essa situação:
Pesquisou por um produto/serviço na internet, entrou no site de um fornecedor mas saiu sem realizar uma compra.
Nas próximas semanas, anúncios desse site pipocaram em todos os lugares na internet: no feed do Instagram, em banners de anúncios em sites de notícias…
Esse é o remarketing, anúncios online para públicos que interagiram com sua marca ao menos 1 vez.
Qual a importância desses anúncios para a hotelaria?
A indústria de viagens tem uma das maiores taxas de abandono do mercado. Maior até que sites de varejo e moda! (Fonte: SaleCycle)
Os dois principais motivos:
- 39% – Apenas pesquisando
- 37% – Preço alto
Essas são as razões perfeitas do porquê você deveria estar trabalhando com estratégias de remarketing.
Nos dias seguintes à visita, você tem a opção de re-engajar o viajante com anúncios promocionais ou apenas pra lembrá-lo da sua marca durante a jornada de compra.
Você pode fazer anúncios de remarketing no Google Ads ou no Gerenciador de Anúncios do Facebook/Instagram.
Isso funciona graças a códigos que você instala no seu site, que “marcam” o usuário que interagiu com sua marca.
Remarketing no Google para Hotéis
Primeiro, é preciso gerar uma Tag – um pedaço de código – no Google Ads e instalar no seu site (a própria plataforma te dá o passo-a-passo).
Depois, existem duas formas de fazer anúncios de remarketing pelo Google Ads:
Remarketing na Rede de Display – aparece em qualquer site que tiver espaço para anúncios, como sites de notícias e blogs, por tempo determinado.
Remarketing na Rede de Pesquisa – com formato em texto + link, seu anúncio aparece nos resultados de busca do Google para palavras-chave escolhidas.
Essa é a estratégia perfeita dos marqueteiros para atingir usuários que continuam na jornada de compra!
Remarketing no Facebook para Hotéis
Assim como com a Tag do Google, você precisa instalar o Pixel do Facebook no seu site.
No Gerenciador de Anúncios, crie um público personalizado e escolha a fonte “site”.
Os critérios para o anúncio aparecer para x usuário são: “todos os visitantes do seu site”, “por tempo gasto” ou por “visitas em página específica”.
Minha dica é escolher o último, por página visitada. Por quê?
Aquela pessoa que entrou no site, ficou alguns segundos e saiu, dificilmente é um potencial hóspede. Porém, se esse usuário visitou a home e depois foi para a página de localização e pacotes, com certeza está interessada.
Vantagens do anúncio de remarketing para hotéis
A estratégia de remarketing é muito usada por hotéis com objetivo de aumentar as reservas diretas através de ações de marketing com foco em conversão.
Afinal, anúncios de remarketing tendem a ter uma conversão de vendas maior pelo simples fato de que o consumidor já conhece o seu serviço e demonstrou interesse. Ao contrário de anúncios para públicos que sequer ouviram falar o nome do seu hotel.
Outra vantagem é a personalização. Esse viajante já visitou o seu site e você tem informações de quais páginas acessou e interesses específicos, que pode usar para criar anúncios personalizados.
Por exemplo, se o viajante clicou no Pacote Família, é uma boa ideia criar um anúncio que gere proximidade com ele: use a imagem de uma família aproveitando as férias no seu hotel e veja a taxa de cliques dessa campanha subir!