Hoje em dia, parece que todo mundo está fazendo rios de dinheiro com marketing digital, não é mesmo? Mas antes de pular mais degraus do que você consegue e cair da escada, porque não subir um por vez e chegar até o topo com o Marketing Hoteleiro?
Para ajudá-lo, compartilhamos 21 dicas de ouro que você precisa conhecer para que o seu investimento em marketing hoteleiro realmente gere retorno!
Saiba quem é seu público-alvo
Para milhares de viajantes na internet, o perfil de consumo é diverso. Não tem como identificá-lo apenas com localização, faixa etária e outros dados genéricos. Para alguns, o foco é preço, para outros, é experiência.
O seu discurso comercial é diferente para cada. É importante você definir o público-alvo com base nos dados da FNRH, do Google Analytics, das redes sociais, para se aproximar cada vez mais do cliente ideal.
No fim, você pode ter mais de um público-alvo, o que importa para uma campanha bem sucedida é definir uma boa segmentação para anúncios online.
Calendário de Planejamento para Hotelaria
Faça o planejamento a curto, médio e longo prazo, pensando nas estações do ano (baixa e alta temporada para o seu hotel) e o número histórico da taxa de ocupação. Esse vai ser o norte para definir o orçamento para as campanhas e as estratégias de mídia paga.
Utilize os canais digitais da forma correta no Marketing Hoteleiro
Infelizmente, não é só estar presente no máximo de canais digitais para o hotel vender mais. Cada canal tem suas próprias regras e algoritmos.
Ou seja, planeje a presença online do hotel por canal digital. Uma estratégia para o Instagram, outra para o site e outra para o Google.
Por exemplo, muitos hotéis utilizam o Instagram unicamente para vendas, com um post atrás do outro chamando para reservar. Esquecem que no Insta é preciso engajar, criar conteúdo, se relacionar com o usuário, o básico do marketing hoteleiro.
No site a interação é diferente. A sua comunicação visual e textual é muito mais direta, com foco em vendas.
Outra coisa: por mais que cada canal tenha suas particularidades, é importante para toda estratégia de marketing digital que os canais se comuniquem. Um exemplo disso é criar anúncios de remarketing no Instagram com dados de usuários que visitaram o site do hotel!
Marketing Hoteleiro: Interaja com seu público
Uma marca digital que não interage com o seu público-alvo é uma marca morta! Para vender, é preciso se relacionar, construir sua imagem para se tornar uma hospedagem de confiança.
Por isso, esteja sempre ativo nas redes sociais e nos sites de avaliação. Isso significa não deixar uma mensagem passar em branco.
Responda todas as avaliações online, positivas ou negativas. E por último, crie mecanismos para interagir com o viajante no site do hotel!
Sim, comunicação direta e instantânea também no site. Isso é possível com chats de atendimento ao vivo, chatbots ou plugins que conectam o viajante ao WhatsApp Web.
Mantenha sua base de contatos atualizada
Um erro no marketing digital é não limpar periodicamente sua lista de e-mails, o que afeta as métricas das campanhas de e-mail marketing. Ou seja, exclua e-mails com bounce rate alto ou que nunca abriram um e-mail.
Para os e-mails ativos, esteja sempre presente com e-mails de promoções, dicas e novidades.
Crie conteúdos com foco em leads
Ter conteúdo também é essencial para interagir com o público e usar os canais digitais. Essas são as iscas digitais. Essas “iscas” são conteúdos realmente relevantes e que ajudam o seu potencial hóspede. Como um guia da cidade, de restaurantes ou um Checklist na hora de fazer a mala.
Conteúdo bom realmente traz resultados, mas o formato vai depender do seu público-alvo. Não tenha medo de ser criativo e testar novas mídias, como podcasts ou vídeos curtos para o Instagram!
Invista em um bom motor de reservas
Não tem como investir em marketing digital sem ter um motor de reservas no site. Seguindo todas as nossas dicas, você vai gerar mais tráfego qualificado, e para absorver essa demanda vai ter que automatizar a reserva direta online.
Ainda, é muito mais fácil converter um viajante em hóspede com uma campanha com link direto para o motor de reservas, sem precisar passar por outros intermediários.
➡ Leia também: Motor de reservas: 5 funções para aumentar suas vendas.
Responda as levantadas de mão o mais rápido possível
A levantada de mão é quando um lead, o viajante que você obteve o contato, como nome e e-mail, demonstra interesse no seu negócio.
A pegadinha é que quando um lead entra em contato, quanto mais rápido for o tempo de resposta do hotel, maior a chance de fechar a reserva. E rápido é menos que uma hora.
O mesmo vale para as redes sociais, via mensagens no Direct ou até mesmo um comentário no post. Por isso, certifique-se de sempre ter um atendente para as redes sociais, ainda mais se você estiver com algum anúncio online rodando na rede.
Marketing Hoteleiro e algoritmo do Instagram
Se você não consegue aumentar o número de seguidores do hotel no Instagram, está na hora de parar de culpar a plataforma e a seguir o algoritmo. Afinal, você pode dizer com 100% de certeza que está seguindo as regras à risca?
Algo que a plataforma prioriza é a interação, principalmente comentários e compartilhamentos.
Então, incentive os usuários a comentarem e crie posts com potencial para compartilhamento, como sorteios ou dicas de receita (se o hotel tem um bar, compartilhe um drink bacana com seus seguidores).
Outro detalhe importante é que o Instagram atualiza o feed com os posts mais recentes. Então, se você quer aparecer no topo de resultados do potencial hóspede, poste com frequência e no horário certo (quando a maioria dos usuários estão online).
Dê prioridade a sua base de clientes
Quando for lançar uma oferta, mande primeiro para quem já se hospedou no seu hotel. Assim como a taxa de conversão de anúncios de remarketing são relativamente maiores, as chances de alguém que já conhece a qualidade do seu serviço demonstrar interesse é maior.
Além disso, o custo de aquisição de novos clientes que nunca ouviram falar do seu hotel será maior que um simples e-mail ou ligação para sua base.
Invista em tecnologias integradas com Marketing Hoteleiro
Tecnologia na hotelaria é mais comum do que você imagina. Não estamos falando de um robô para cumprimentar seus hóspedes na recepção, mas de produtos inteligentes e sistemas hoteleiros que vão profissionalizar a gestão hoteleira.
Por exemplo, um ar-condicionado mais eficiente que gasta menos energia, ou uma plataforma de e-mail marketing que possibilita automações e criação de formulários.
Algumas das razões para investir em tecnologia são:
- Melhor experiência do hóspede
- Maior produtividade
- Redução de custos
- Aumento de receita
Invista em tecnologias hoteleiras que vão facilitar a sua vida e a do hóspede, isso também é marketing hoteleiro.
Crie uma identidade única
Toda marca tem seu próprio DNA e para chamar a atenção do viajante e não ser “mais um hotel qualquer”, encontre o que faz o seu negócio único e use isso na comunicação do marketing.
No artigo Marketing hoteleiro descomplicado, nós usamos como exemplo a campanha #SweetWelcome da DoubleTree Hilton. Resumidamente, encontre algo que represente o seu hotel. Pode ser um prato típico, uma bebida tradicional ou um mascote.
Se diferencie da concorrência
Algumas estratégias de marketing digital dão tão certo, que todo mundo começa a usar os mesmos gatilhos persuasivos nas suas campanhas online, tentando replicar o resultado para o próprio negócio.
Mas sabe um gatilho mental ainda mais poderoso? Contraste. É mais comum falar sobre esse gatilho em teoria das cores, mas seu princípio geral é: chame atenção. E uma das formas de fazer isso é criando anúncios que se destacam.
Você sabia que ferramentas como o Facebook Library e Display Advertising do SemRush, te mostram detalhes dos anúncios online de outras empresas, como imagem escolhida, texto, orçamento e público?
É uma ótima forma de espionar a concorrência e fazer melhor!
Busque ajuda de especialistas em Marketing Hoteleiro
Ao contratar uma agência de marketing para cuidar das suas redes sociais ou fazer um site para o hotel, busque sempre especialização. Essas agências têm conhecimento das particularidades do nicho hoteleiro e você não quer perder tempo explicando o que é uma OTA, quer? Agências com especialização no seu mercado vão sempre entender melhor o seu público e o seu negócio.
Seja fácil de ser encontrado
Verifique a posição do seu site para várias palavras-chave relevantes. Mas faça isso através de um software de SEO, para ter uma média da posição. Como o Google personaliza a busca de acordo com o histórico de interesses do usuário, sua posição pode variar.
Ainda, mantenha seu perfil atualizado no Google Meu Negócios, assim os viajantes também o encontram pelo Google Maps. Essa plataforma é útil até mesmo para empresas que não tem um site próprio.
Importante: Na hora de otimizar o seu site para palavras-chaves, entenda a intenção por trás da pesquisa. O mesmo vale para anúncios. Por exemplo, “acomodações em X” e “quartos em X” têm resultados diferentes (um se refere a hotéis e o outro a apartamentos para morar ou dividir).
Faça testes A/B. Marketing Hoteleiro sem achismo.
Para hotéis com mais de uma persona, é um desafio acertar o tipo de comunicação para cada. Para aumentar a conversão das suas ações de marketing, testes A/B são uma boa ferramenta para saber o que dá e o que não dá certo.
O Facebook Ads, por exemplo, deixa escolher elementos diferentes para o mesmo anúncio (imagem, vídeo, texto ou botão) e o vencedor é a campanha final veiculada na plataforma. Ou você pode manter o anúncio igual para dois públicos diferentes, e testar para qual deles dá mais resultados.
Trabalhe com anúncios que convertem
Muitos viajantes que acessam o site do hotel ainda estão na fase de descobrimento ou comparando preços.
Para reengajá-los, crie anúncios de remarketing que vão ser direcionados para esse público, e os acompanhe durante a jornada de compra ou aproveite para atraí-los com ofertas imperdíveis.
Outra dica para aproveitar o tráfego para o seu site é criando anúncios com Públicos Lookalike.
Essa é uma segmentação que leva em conta o perfil de usuários que já curtiram a sua página ou acessaram o seu site.
Você alcança novas pessoas, mas com maiores chances de conversão por serem parecidos com quem já demonstrou interesse.
Aprenda a usar o Google Analytics
É impossível trabalhar com marketing hoteleiro sem ter o Analytics configurado para o seu site. Assim como você controla quantos hóspedes teve no mês, precisa saber quantos visitantes o seu site está atraindo.
Essa ferramenta, além de 100% gratuita, monitora o desempenho do site, os principais canais de tráfego, páginas mais visitadas e quantos viajantes estão convertendo em reservas diretas.
Em outro post, separamos alguns conceitos básicos do Google Analytics para hotéis para você entender como funciona essa ferramenta.
Tenha atendimento online
Diferentes personas preferem diferentes formas de contato, além do e-mail e telefone. Então, além de responder mensagens nas redes sociais e contatos inbox, invista em atendimento no site.
Formulários para contato são coisa do passado. Chats de atendimento ao vivo e chatbots estão aí para realizar o atendimento no site no mesmo instante, de forma prática para o hóspede, 24 horas.
Mas se você ainda não pode investir nessas tecnologias (que estão cada vez mais acessíveis), opte por um plugin do WhatsApp. Quando o viajante clicar no ícone em algum canto do site, é direcionado automaticamente para uma conversa com a empresa no aplicativo.
Não se esqueça de promover seu conteúdo
Já falamos sobre criação de conteúdo. Algo que você não pode esquecer, que é tão fundamental quanto, são as estratégias de distribuição desse conteúdo.
Se você tem um blog, distribua seus artigos nas redes sociais, com sua lista de e-mails e outros leitores com potencial de compartilhamento, como influenciadores digitais.
Além disso, não tem problema nenhum em criar anúncios dos conteúdos do blog ou com as suas iscas digitais!
Para um blog ter sucesso, diversifique as fontes de tráfego (social, email, referral, paid) para aumentar sua visibilidade orgânica.
Invista em um bom CMS com foco em Marketing Hoteleiro
O CMS é um Sistema de Gestão de Conteúdo, ou seja, uma plataforma para criar, editar e publicar conteúdo em plataformas digitais. O WordPress, por exemplo, é um CMS, fácil de usar para quem não tem experiência em criação de sites.
Quase 40% de todos os sites na internet são feitos no WordPress, e não só blogs. Justamente por ser tão popular, uma vantagem do WP é que todos os seus sistemas hoteleiros favoritos podem ser integrados ao CMS.