Marketing Digital para Hotéis: como aumentar reservas diretas em 2021

06 de janeiro de 2021
Marketing Digital para Hotéis: como aumentar reservas diretas em 2021

As vendas online no Brasil tiveram a maior alta em 20 anos, de acordo com a Revista Exame. A oportunidade para hoteleiros é clara: investir em marketing digital para atrair potenciais hóspedes na internet.

Mesmo com todas as incertezas ainda rondando o mercado, 2021 será fundamental para a recuperação hoteleira, mas só se você estiver preparado!

Entenda como o marketing digital vai te ajudar a vender mais em 2021 e como convencer o viajante a passar a merecida folga no seu hotel!

O que é Marketing Digital para Hotéis?

Em primeiro lugar, é importante esclarecer o que é marketing digital na hotelaria. Estamos falando sobre estratégias de divulgação, atração e fidelização de viajantes, além de ações para impulsionar as vendas, através de ferramentas e técnicas online, como:

  • Anúncios online
  • Redes sociais
  • Website focado em vendas 
  • Blog
  • E-mail Marketing
  • SEO

Ao contrário do marketing tradicional (como anunciar em revistas de viagens) o marketing digital é totalmente online, o que tem suas vantagens:

➡ Mensurável. Toda campanha de marketing na internet, quando bem planejada e executada, te dá o retorno exato de quantas pessoas alcançou e quantas vendas foram geradas.

➡ Previsível. Com esses dados em mãos, você pode calcular o ROI (retorno sobre investimento) das campanhas. Isso ajuda a identificar os canais mais rentáveis, e a calcular estimativas para próximas campanhas.

➡ Dados do público. Você tem acesso a dados relevantes do seu potencial hóspede, sem precisar fazer uma pesquisa de mercado exorbitante. Afinal, o simples acesso ao seu site já te dá muitas pistas do comportamento do viajante.

Estas são as vantagens do marketing digital para hotéis. Mas e os resultados?

Impulsionando o funil de vendas com marketing hoteleiro

O maior impacto do marketing digital está nos resultados do funil de vendas.

Marketing Digital para Hotéis: como aumentar reservas diretas em 2021

O marketing digital atua em todas as frentes, na atração de visitantes, captura e conversão de leads, relacionamento com o potencial hóspede, até, por fim, a reserva direta.

Cada caso é diferente, mas muitos depoimentos de empresas que investem nessa estratégia apontam:

  • Aumento no tráfego orgânico
  • Mais oportunidades de vendas (leads)
  • Aumento de vendas e no faturamento
  • Credibilidade e visibilidade da marca

Mais reservas diretas, menos comissões pagas às OTAs

O mercado hoteleiro precisa trabalhar com vários canais de distribuição digitais. O grande desafio é criar um mix de distribuição que seja mais favorável a você, e não às OTAs.

Mesmo assim, é impossível se separar dessas agências, até porque o alcance e visibilidade dessas plataformas é gigantesco. Porém, depender demais da Booking ou Expedia pode ser um tiro no pé.

A solução é aumentar o investimento em canais próprios, para aumentar as reservas diretas e o lucro do hotel. Afinal, quanto mais reservas diretas, menos comissões!

É sobre esses canais e dicas para turbinar as vendas que vamos falar mais a frente. Continue lendo!

6 Pilares do Marketing Digital para Hotéis em 2021

Enfim, para o seu hotel aumentar as reservas diretas em 2021, este e outros cuidados devem ser tomados e incluídos no planejamento para o próximo ano:

1. Site para hotéis com foco em conversão

O seu site não pode ser apenas “bonito”, mas estratégico. Você quer deixar claro as principais qualidades do seu negócio logo de cara, mas sem inundar o hóspede de informação.

Também é importante incluir botões com chamadas para ação (CTAs) que vão guiar o hóspede no site, sem perder a reserva em vista.

Pensando nisso, os elementos que não podem faltar no site do hotel para aumentar a conversão são:

  • Barra de reservas fixa no topo da página
  • Banner principal com imagens em boa qualidade do hotel
  • Seção de avaliações positivas dos hóspedes
  • Pop-up de geração de leads
  • Cabeçalho que inclui um botão para reservas
  • Um motor de reservas para hotéis

O motor de reservas é a sua principal arma para aumentar as reservas diretas. Mas não pode ser qualquer um: Algumas funcionalidades essenciais da ferramenta incluem responsividade para mobile, integração com outros sistemas hoteleiros e integração com o Google Analytics.

Dica: Transmita segurança no site do hotel

Mesmo com as OTAs tendo a maior parte do tráfego, a pandemia motivou os viajantes a procurarem por algo que só os hotéis sabem bem: seus protocolos de segurança.

Isso significa que o viajante vai procurar pelo seu hotel, no Google ou redes sociais, para se certificar que os procedimentos de limpeza e cuidados com COVID-19 estão sendo respeitados.

A maioria dos hotéis já adaptaram seus sites para terem pop-ups com comunicados para os clientes sobre as medidas de segurança.

Marketing Digital para Hotéis: como aumentar reservas diretas em 2021

Nos exemplos acima, o Ucayali Hotel adicionou um banner acima do menu que leva para um folheto detalhando essas medidas, enquanto que o Hotel Plaza Mayor optou por um pop-up na home com bullet points e deixou em evidência o selo Turismo Responsável.

2. Reputação


O
site do hotel precisa estar preparado para estimular a reserva direta. Um recurso muito importante será a prova social.

Este é um gatilho mental poderoso: nós confiamos mais em uma empresa que tem mais avaliações positivas que negativas. Reputação te dá autoridade, e esta é uma alavanca importante para quebrar as últimas barreiras para a reserva direta.

Para isso, você precisa:

  • Destacar as avaliações positivas no site. Você pode fazer isso através de uma sessão exclusiva no seu site, principalmente na página principal. 
  • Compartilhar fotos nas redes sociais de hóspedes. Podem ser reposts em que o hotel foi marcado ou você pode estimular seus hóspedes a enviarem fotos aproveitando as férias através de sorteios e hashtags.

Não esqueça de gerenciar as avaliações online do hotel. Afinal, a taxa de ocupação do hotel pode aumentar em 6,4 pontos percentuais.

Uma das regras para gestão de reviews é sempre responder. Seja positiva ou negativa. Não negligencie seu perfil no TripAdvisor!

3. SEO

A principal ferramenta de busca na internet é o Google.

Por isso, está na hora de otimizar o seu site para SEO, um conjunto de técnicas e estratégias para aumentar sua visibilidade no Google.

É mais comum do que você imagina um site não ter menção a termos ou palavras-chave importantes para o negócio. Por exemplo:

“Localização privilegiada, nosso hotel fica apenas 3km da praia!”

Pensando na palavra-chave “hotel perto do mar” e em SEO, poderíamos escrever assim:

“Passar suas férias em um hotel perto do mar é muito bom! A poucos minutinhos da areia, o Hotel X fica apenas 3km da praia!”

Entendeu como funciona? Outro erro comum é exagerar e incluir muitas vezes a mesma palavra-chave na página, o que o Google vê como “canibalização” e penaliza o site.

Outras técnicas e dicas de SEO para turbinar o site do hotel em 2021: 

➡ ︎ Site responsivo: o Google dá preferência a sites com boa navegação no mobile.

➡ ︎ Tempo de carregamento: Cuidado com o tamanho das imagens e vídeos, se forem muito pesados, o site pode demorar para carregar o que é ruim para SEO e para a experiência do usuário.

➡ ︎ Blog para criação de conteúdos com foco em SEO. Se você ainda não conhece o poder do marketing de conteúdo, descubra se vale a pena seu hotel ter um blog.

➡ ︎ Sempre atualizar sua conta no Google meu Negócio.

4. Email Marketing


O e-mail marketing não morreu! Você sabia que
81% das pessoas checam o e-mail pelo menos 1 vez por dia?

O e-mail ainda é o principal canal escolhido pelos consumidores para receber comunicações de empresas. 

Ainda, com as notificações ligadas, somos alertados toda vez que recebemos um e-mail. A primeira coisa que você lê? O assunto do e-mail.

Marketing Digital para Hotéis: como aumentar reservas diretas em 2021

Por isso, algumas dicas para criar títulos de emails irresistíveis (para usar com moderação):

  • Adicionar o nome do viajante no assunto do e-mail
  • Criar um título curto e objetivo
  • Fazer uso de gatilhos mentais
  • Usar emojis

As dicas acima não vão ajudá-lo se ainda estiver preso a ferramentas de uso pessoal, como o Gmail. Portanto, se você ainda não usa uma plataforma de e-mail marketing profissional, está na hora de migrar sua lista.

Esses serviços facilitam a criação de listas segmentadas e acesso a estatísticas como taxa de abertura, descadastros, spam, taxa de cliques.

Ainda, te dão a opção de criar fluxos de e-mail automatizados. Você pode enviar e-mails de boas vindas e confirmação de reservas sem perder tempo!

Dica: Como aumentar sua lista de e-mails


A forma mais fácil de aumentar sua lista de e-mails é criando um formulário de inscrição. Mas o viajante só vai se inscrever se ganhar algo em troca.

Aqui estão algumas ideias de “prêmios” para atrair inscritos:

  • Check-in antecipado
  • Desconto na primeira diária
  • Chance de ganhar um super code promocional (com tempo limitado)
  • Convite para eventos realizados no hotel
  • Divulgação antecipada de diárias com desconto
  • Guia de viagem gratuito

5. Anúncios online


Com ferramentas cada vez mais inteligentes, encontrar o seu público na internet e criar
anúncios personalizados para seus interesses está cada vez mais fácil.

Através de anúncios de remarketing e públicos look-alike, você vai turbinar a conversão de anúncios com baixo investimento e alto retorno.

Só não esqueça de configurar o Pixel do Facebook no seu site!

6. Social Media


O povo brasileiro é o terceiro no mundo que mais fica nas redes sociais, uma média de 3 horas e 31 minutos por dia!

Não existe lugar melhor para criar campanhas de engajamento e construir a identidade da sua marca. Ainda, com as hashtags certas, você tem uma audiência enorme de viajantes procurando inspiração e planejando suas próximas férias.

Receba Conteúdo Exclusivo

Cadastre seu email e saiba como aumentar suas reservas com marketing digital para hotéis.

Calendário 2021 de Planejamento para Hotelaria

Elabore campanhas de forma efetiva com foco em reservas diretas. Cadastre seu email e receba seu calendário 2021.

Consultoria Gratuita de Marketing Digital Hoteleiro

PREENCHA SEUS DADOS: